Concurso Geral – Ensino Secundário Português

Candidatos com o 12º ano português, com nacionalidade Portuguesa

 

CALENDÁRIO PRÉ-REQUISITOS DOCUMENTOS 

Qualificações Provas de Ingresso Taxa de Candidatura

Nesta página, encontram-se os requisitos necessários para a candidatura ao Mestrado Integrado em Medicina e outras informações relativamente aos passos da candidatura.

 

Condições de Apresentação de Candidatura

A apresentação da candidatura implica a leitura do Regulamento de Acesso e Ingresso ao ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa.

Consulte aqui o Regulamento de Acesso e Ingresso

 

Os candidatos deverão ler as Condições de Confidencialidade e Tratamento de Dados Pessoais

Todos os contatos e/ou esclarecimentos de informação serão realizados via correio eletrónico para medicina.fm@ucp.pt.


Qualificações e Exames de Acesso

- Ser titular ou ser finalista de um curso de ensino secundário;
- Ter realizado nos dois anos anteriores ou estar a realizar no ano em que se candidata as provas de ingresso — exames nacionais do ensino secundário — fixadas para o mestrado integrado ao qual se pretende candidatar.

Nota: Se se encontra a finalizar o ensino secundário, pode concorrer com dados previstos. Será necessário preencher o nome completo da instituição de ensino secundário onde obteve ou irá obter o título e a média (final ou prevista).

Atenção: Para este ano, apenas serão considerados os exames nacionais de 1ª Fase de 2020/2021 e ainda os exames nacionais de 1ª e 2ª Fase de 2018/2019 e 2019/2020 do concurso nacional de acesso ao ensino superior.


 

Provas de ingresso

02 Biologia e Geologia
  e
07 Física e Química
  e
16 Matemática

Para que a candidatura seja apreciada deverá ter uma nota mínima de 140 pontos (0 a 200) em cada uma das provas de ingresso.

Observação: Os exames finais nacionais são válidos como provas de ingresso no ano da sua realização e nos dois anos seguintes, nos termos da Deliberação n.º 1233/2014 da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.


 

Pré-requisitos

- de Seleção

  • Proficiência em Inglês

 

Nível mínimo de inglês C1 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), atestado por um dos seguintes certificados:

a) Cambridge English Exams - Cambridge English: Advanced (CAE) ou Cambridge English: Proficiency (CPE) - pontuação mínima de 180;

b) International English Language Testing System (IELTS) Academic - pontuação mínima de 7;

c) Test of English as a Foreign Language, Internet-based Test (TOELF iBT) - pontuação mínima de 94;

d) Teste de aferição de conhecimentos realizado na Católica Languages & Translation - nível C1 do QECR;

e) Candidatos que façam prova de que têm o inglês como língua primeira ou que tenham frequentado todo o ensino secundário exclusivamente em inglês.

 
  • Grupo A - Comunicação interpessoal

Este pré-requisito visa comprovar a capacidade de comunicação interpessoal dos candidatos.

A declaração médica, sob a forma de preenchimento do formulário constante no seguinte regulamento deverá comprovar a ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem do próprio candidato ou alheia.

 O respetivo resultado, expresso em Apto ou Não Apto, não influi no cálculo da nota de candidatura.

 

- de Seriação

  • Carta de Motivação / Portefólio

Uma vez concluido o 1º passo da candidatura (preenchimento dos dados de candidatura on-line), todos os candidatos deverão preencher devidamente todos os campos obrigatórios do Portefólio.

O portefólio consiste num conjunto de perguntas relacionadas com os seguintes temas: Razões para escolher a FM-UCP; Conhecimento sobre metodologia PBL (Problem-based Learning); Trabalho voluntário; Atividades extracurriculares sociais e humanitáriasl, a que os candidatos terão que responder.

  • Entrevista / Minientrevistas 

Após o 2º passo das candidaturas (preenchimento do portefólio on-line), todos os candidatos participarão em minientrevistas obrigatórias, de duração idêntica, em inglês, na Faculdade de Medicina.

Estas minientrevistas visam avaliar se os candidatos dispõem das competências essenciais necessárias para um estudante de Medicina e um futuro médico.


 

Documentação Necessária para a Candidatura

Caso o candidato já não esteja a frequentar o ensino secundário, a documentação necessária é a seguinte:

  • Fotografia (tipo passe);
  • Documento de Identificação - Cartão de cidadão;
  • Certificado de Habilitações (Final ou Provisório)
  • Certificado de Exames Nacionais (Final ou Provisório) - Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário) obrigatoriamente emitida no ano em que se candidata  (solicitar no estabelecimento de ensino secundário);
  • Comprovativo de Proficiência em Língua Inglesa (Final ou Provisório);
  • Declaração Quotas Especiais - Os candidatos que desejem concorrer a estas vagas deverão fazê-lo no ato de candidatura, anexando a documentação comprovativa das respetivas condições.

Caso se encontre a terminar o ensino secundário, o candidato deverá apresentar documentos provisórios, ou seja, as notas que obteve até ao momento, assim como uma estimativa das notas finais.

No 4º passo da candidatura (submissão dos documentos finais), haverá a possibilidade de inserir as notas e documentos oficiais.

A ficha ENES é obtida no estabelecimento de ensino secundário, onde o estudante prestou as últimas provas e deve ser entregue na candidatura on-line, de acordo com o calendário de candidaturas.


 

Calendário Candidaturas 

 

Candidatura (Fase Única) de 19 de abril (a partir das 9h) a 31 de maio de 2021 (até às 23:59h)
Candidatura (Extensão do Prazo) de 5 de julho (a partir das 9h) a 20 de julho de 2021 (até às 23:59h)
Minientrevistas de 11 de junho a 31 julho de 2021
Submissão dos documentos e notas finais de 2 de agosto a 5 de agosto
Afixação dos resultados 10 de agosto de 2021 (Resultado Final das Candidaturas)
Matrícula de 11 de agosto a 13 de agosto de 2021
Início de Aulas 13 de setembro de 2021

 


 

Taxa de candidatura

A taxa de candidatura aplicável ao curso de Medicina terá o valor de € 350,00. Este valor não é reembolsável.


 

Apresentar a Candidatura

A apresentação da candidatura implica a leitura do Regulamento.

De forma a dar início à sua candidatura, os candidatos devem:

Registar-se aqui

Após criação da conta, os candidatos deverão receber no seu email os dados de acesso. Uma vez tendo os dados de acesso, os candidatos poderão proceder à formalização da candidatura em https://applications.fm.ucp.pt .

Se não se recordar do username ou da password, deverá aceder ao endereço eletrónico https://applications.fm.ucp.pt/passwordResetRequest e seguir as instruções para a recuperação do username ou password.