Numa incrível demonstração de união e compromisso, a Associação de Académica de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (CatólicaMedSU) realizou a cerimónia de Tomada de Posse dos seus líderes elegidos num evento que deixou uma excelente impressão para com a comunidade académica. A cerimónia de Tomada de Posse, que aconteceu no dia 26 de outubro de 2023, foi uma celebração do começo de um novo mandato, com um grupo dinâmico de estudantes prontos para guiar o rumo da associação para um futuro melhor.
A cerimónia ocorreu na sala de palestras 1 (lecture hall 1), onde uma diversa plateia de estudantes, docentes e staff reuniu-se para este evento importante. A presença de estimados docentes Professor João Santos Pereira e Professor Bruno Cardoso gratificaram ainda mais a importância do evento.
Nomeadamente, a cerimónia recebeu também o apoio e a presença de outros convidados externos. A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) enviou os representantes João Cardoso e Joana Oliveira para participar na cerimónia, realçando a importância desta cerimónia a nível nacional.
Adicionalmente, a Beatriz Araújo Pires e a Raquel Encarnação da Silva, Presidente e Vice-Presidente respetivamente da Associação de Estudantes de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da UCP (AEEEL ICS UCP) honraram a ocasião, fortalecendo a ligação entre as duas instituições de ciências da Saúde da Universidade Católica de Medicina de Portugal na área da grande Lisboa.
Os nossos estimados colegas da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML) Ana Raquel Rodrigues, Alexandre Coragem e Gonçalo Fernandes também compareceram na nossa cerimónia, simbolizando a unidade e a colaboração entre faculdades de medicina da grande Lisboa.
Os professores Florbela Rita, Maria Margarida Machado e Rui Manuel Ferreira Jorge do Agrupamento de Escolas D. João II, participaram no evento, mostrando o seu apoio pelos recentemente eleitos líderes estudantes na renovação do compromisso pelo desenvolvimento global de fortalecer os laços entre as duas comunidades estudantis.
Os novos membros eleitos da Associação de estudantes, incluíram os membros da Mesa da Assembleia Geral: Gonçalo Santos Silva como Secretario, Carolina Carvalho como Vice-presidente e Inês Lajas como Presidente; os novos representantes do Conselho Pedagógico de Estudantes: Bárbara Nunes e Carlota Carvalho do 1ºano, Constança Rydin e Inês Duarte do 2º ano, e finalmente, Beatriz Matias e Sofia Bernardes do 3ºano. O Conselho Fiscal constituído pela secretária Vitória Reis, pela Vice-Presidente Morgan Guedes e pela Presidente Inês Dias. A Direção composta pela Vogal para Assuntos Internos da Maria Neto Carvalho, Mafalda Martinho sendo Vogal para Assuntos Externos, Secretária da Direção Beatriz Serra, Vogal do Departamento de Ação Social Joana Sampaio, Vogal do Departamento de Comunicação Marta Miguel, Vogal do Departamento de Eventos Mariana Coelho, a Vogal do Departamento de Desporto Beatriz Ferreira e a Tesoureira Marta Morais. Por fim na liderança da CatólicaMedSU, Francisco Fernandes Afonso como Vice-Presidente de Assuntos Externos, Joana Martins como Vice-Presidente de Assuntos Internos e Ana Catarina Rita Raimundo, como Presidente.
Destaques da cerimónia foram os inspiradores discursos das recentemente elegidas líderes da Mesa da Assembleia Geral e da Direção, onde realçaram as suas visões e compromissos para o seguinte mandato de 2023/24. A Presidente da Assembleia Geral, Inês Lajas fez uma abordagem emotiva, colocando ênfase na importância da unidade, colaboração e da continuidade de promover uma comunidade académica inclusiva, e guiou a cerimónia de uma ótima forma. A Presidente, Ana Raimundo, realçou estes sentimentos e promoveu o entusiasmo que sente de trabalhar ao lado dos seus líderes para construir e continuar a navegar como “marinheiros de primeira viagem” na jornada da jovem Associação de Académica de Medicina da Universidade Católica Portuguesa.
Escrito por Francisco Fernandes Afonso, e Mafalda Martinho.