Fundação ”la Caixa” apoia dois projetos de investigação do Católica Biomedical Research Centre

Terça-feira, Setembro 20, 2022 - 14:57

Maria João Amorim e Cláudio Franco, Investigadores Principais do Católica Biomedical Research Centre (CBR) e professores associados da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, ganharam dois projetos de investigação na quinta edição do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022 da Fundação ”la Caixa”.

Maria João Amorim pretende criar uma plataforma para desenvolver e produzir rapidamente novos biofármacos para lutar contra vírus emergentes. Inicialmente, os investigadores centrar-se-ão nos vírus da gripe A e em SARS-CoV-2, com o intuito de desenvolver uma plataforma versátil e adaptável a novos surtos virais. O consórcio liderado pelo Cláudio M. Soares (Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier), que conta ainda com a participação da Ana Salomé Veiga (Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes) e do José Maria Valpuesta (Consejo Superior de Investigaciones Científicas), vai receber 1 milhão de euros para desenvolver esta ideia inovadora.

Informação adicional: https://fundacionlacaixa.org/en/caixaresearch-health-research-call-2022-project-biopharmaceuticals-virus

 

Cláudio Franco recebe 500 mil euros para desvendar o papel das células endoteliais, as células que revestem o interior dos vasos sanguíneos, no envelhecimento. A sua equipa irá explorar a forma como as células endoteliais comunicam com os órgãos para prevenir o aparecimento de doenças relacionadas com a idade e assim promover um envelhecimento saudável.

Informação adicional: https://fundacionlacaixa.org/en/caixaresearch-health-research-call-2022-project-healthy-ageing

 

A Fundação “la Caixa” apoia iniciativas de investigação de base, clínica e translacional de excelência e com forte impacto no que se refere aos desafios de saúde na área das doenças cardiovasculares, infeciosas e oncológicas, e das neurociências, para além de projetos que deem lugar a tecnologias facilitadoras nessas áreas.

A quinta edição do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022 dará um impulso a 33 novos projetos de investigação biomédica, 13 deles portugueses, aos quais se concede um apoio financeiro individual de até um milhão de euros. O Concurso CaixaResearch conta com a parceria da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que financia com 2,3 milhões de euros 3 dos 13 projetos portugueses selecionados nesta edição.

Desde o início do Programa em 2018, a Fundação ”la Caixa” destinou 94,8 milhões de euros a 138 projetos de investigação inovadores, 95 liderados por equipas espanholas e 43 por grupos de investigação portugueses.

A Fundação ”la Caixa” acaba de anunciar uma nova edição do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde

Notícias relacionadas:

https://fundacionlacaixa.org/en/caixaresearch-health-call-projects-2022

https://www.publico.pt/2022/09/20/ciencia/noticia/fundacao-caixa-atribui-quase-nove-milhoes-euros-investigacao-portuguesa-saude-2021127