Introdução

A plataforma CatólicaMed é um centro de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, vocacionado para a investigação clínica e translacional. A nova plataforma faz parte do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS). 

A CatólicaMed foi criada com a acreditação formal do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade Católica Portuguesa a 1 de setembro de 2020 pela Agência Portuguesa de Acreditação A3ES. 

Desde o seu início, vários investigadores foram convidados a aderir. O grupo está em franca expansão, sendo atualmente composto por 14 Investigadores Integrados e 18 Investigadores Colaboradores. A plataforma tem um número diversificado de investigadores que vão desde vacinologia até psiquiatria, gastroenterologia, cardiologia e outras disciplinas clínicas relevantes. Uma lista dos investigadores integrados pode ser encontrada aqui

A plataforma CatólicaMed é coordenada pelo Diretor Adjunto do CIIS Professor Doutor Paulo Bettencourt.

Para apoiar as atividades desta plataforma em crescimento, a CatólicaMed expandiu os seus laboratórios no novo edifício da Faculdade de Medicina do campus de Sintra da Universidade Católica Portuguesa. Os novos laboratórios ocupam uma área total de 891m2, incluindo 18 gabinetes para funcionários, e salas de estudo para alunos de pós-graduação com uma área de 271m2, e laboratórios com uma área de 620m2. A nova área laboratorial tem uma capacidade estimada de 175 docentes, funcionários e estudantes.