PAULO BETTENCOURT LAB

Descoberta e desenvolvimento de antigénios de vacinas contra doenças infecciosas

"Licenciei-me em Biotecnologia pelo ISHT, Lisboa, completei um Mestrado em Imunologia e Imunogenética pela Universidade de Manchester, um Doutoramento em Farmácia pela Universidade de Lisboa, e estudos pós-doutorais em Vaccinologia no prestigiado Instituto Jenner da Universidade de Oxford, onde foi inventada e desenvolvida a vacina COVID-19 da AstraZeneca.

O meu trabalho de investigação está baseado em duas áreas distintas mas complementares: 1) imunologia fundamental, mais especificamente sobre as interacções entre os agentes patogénicos e o sistema imunitário, e 2) tradução dos conhecimentos fundamentais em imunologia na concepção e desenvolvimento de vacinas.

O tema principal da minha investigação é a descoberta de antigénios e o desenvolvimento de vacinas contra a tuberculose, malária e outros agentes patogénicos, utilizando métodos de biologia celular e molecular. Durante o meu trabalho de pós-doutoramento, publiquei sobre a identificação dos peptídeos apresentados pelo MHC-I e MHC-II, utilizando a imunopeptidómica (espectrometria de massa e bioinformática). Este trabalho resultou na identificação de 3 novos antígenos candidatos a vacinas contra a tuberculose.

Combinando imunologia fundamental e aplicada, o meu grupo pretende contribuir para o desenvolvimento de intervenções médicas inovadoras de grande relevância e impacto para a humanidade".

Paulo Bettencourt

Coordenador CatólicaMed/CIIS

Equipa

Paulo Bettencourt

Ricardo Pinheiro

Publicações

P.J.G. Bettencourt. The 100th anniversary of bacille Calmette-Guérin (BCG) and the latest vaccines against COVID-19. Int J Tuberc Lung Dis. 2021 Aug 1;25(8):611-613. doi: 10.5588/ijtld.21.0372 (2021).

P. Bettencourt, J. Müller, A. Nicastri, D. Cantillon, M. Madhavan, P. D. Charles, C. B. Fotso, R. Wittenberg, N. Bull, N. Pinpathomrat, S. J. Waddell, E. Stylianou, A. V. S. Hill, N. Ternette, H. McShane. Identification of antigens presented by MHC for vaccines against tuberculosis. NPJ Vaccines 5, 2 (2020).

P. Bettencourt. Current challenges in the identification of pre-erythrocytic malaria vaccine candidate antigens. Frontiers in Immunology 11:190. doi: 10.3389/fimmu.2020.00190 (2020).

E. McNeill, E. Stylianou, M. J. Crabtree, R. Harrington-Kandt, A.-L. Kolb, M. Diotallevi, A. B. Hale, P. Bettencourt, R. Tanner, M. K. O’Shea, M. Matsumiya, H. Lockstone, J. Müller, H. A. Fletcher, D. R. Greaves, H. McShane & K. M. Channon. Regulation of mycobacterial infection by macrophage Gch1 and tetrahydrobiopterin. Nature Communications 9 (1): 5409 (2018).

P. Bettencourt, D. Pires and E. Anes. Immunomodulating microRNAs of mycobacterial infections. Tuberculosis (Edinb). 2016;97:1-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.tube.2015.12.004 (2016).

P. Bettencourt, S. Marion, D. Pires, L. F. Santos, C. Lastrucci, N. Carmo, J. Blake, V. Benes, G. Griffiths, O. Neyrolles, G. Lugo-Villarino and E. Anes. Actin-binding protein regulation by microRNAs as a novel microbial strategy to modulate phagocytosis by host cells: the case of N-Wasp and miR-142-3p. Frontiers in Cellular and Infection Microbiology 3:19. doi:10.3389/ fcimb.2013.00019 (2013).

B. Sönnichsen, L. B. Koski, A. Walsh, P. Marschall, B. Neumann, M. Brehm, A.-M. Allaume, J. Artelt, P. Bettencourt, E. Cassin, M. Hewitson, C. Holz, M. Khan, S. Lazik, C. Martin, B. Nitzsche, M. Ruer, J. Stamford, M. Winzi, R. Heinkel, M. Röder, J. Finell, H. Häntsch, S. J. M. Jones, M. Jones, F. Piano, K. C. Gunsalus, K. Oegemma, P. Gönczy, A. Coulson, A. A. Hyman & C. J. Echeverri. Full-genome RNAi profiling of early embryogenesis in Caenorhabditis elegans. Nature 434, 462 - 469 (2005).