Department of Medical Education

Área da Educação

Programas de formação do corpo docente (Faculty Development) e programas de apoio aos alunos (Academic Development).

“Os nossos cursos de formação, destinados a tutores e mentores, têm uma abordagem prática ao sistema de ensino centrado nos estudantes e à PBL, utilizando metodologias de role-play, discussão de cenários reais e formação em dinâmica de grupos. As formações destinam-se ao aprofundamento do conhecimento e à aquisição de competências práticas em PBL e Mentoria, suportando a sua implementação.”

Área da Implementação

Programas de implementação dos sistemas de tutoria e mentoria do Mestrado Integrado em Medicina, participação nos programas de ensino pós-graduado, promoção da colaboração pedagógica, intra e inter-universitária, e comunicação.

“O trabalho desenvolvido pelo DEM assenta numa relação de proximidade e colaboração com o corpo docente. Neste sentido, foi criado o PBL – Continuous, um projeto de implementação dos grupos tutoriais, que permite acompanhar os tutores da FM ao longo da sua prática, promovendo a articulação e a continuidade entre os Blocos curriculares. Este trabalho garante a uniformização das ferramentas utilizadas e a fidelidade das metodologias de ensino e avaliação.”

Área da Investigação

Programas de investigação nas áreas da educação médica e da implementação do Mestrado Integrado em Medicina, Programa Doutoral na área da Educação Médica e Simulação, e Publicações/Comunicações científicas.

"O DEM está a desenvolver várias linhas de investigação, nomeadamente:

• Processo de criação e implementação de um novo curso de Medicina em Portugal
  • Processos de admissão e avaliação no Mestrado Integrado em Medicina
  • Avaliação das actividades de ensino e aprendizagem
  • Desenvolvimento de metodologias e tecnologias de ensino/aprendizagem”