O Doutoramento em Ciências Médicas assenta na perspetiva de que existe um conjunto de aptidões, competências e conhecimentos que se considera serem essenciais para qualquer estudante de doutoramento.

Nesse sentido, foi construído o tronco comum oferecido no 1º ano curricular que visa conferir aos estudantes as competências essenciais a um investigador nas Ciências Médicas.

Contudo, considera-se que cada estudante de doutoramento, com o seu próprio perfil académico e profissional, necessita de formação também ela distinta e individual. Surgem assim ofertas de formação opcional, que poderá assumir diferentes formatos (e.g., unidades curriculares de natureza mais tradicional, estágios laboratoriais ou profissionais, workshops, cursos avançados, rotações, cursos externos, publicações e comunicações científicas, atividades letivas) e engloba diferentes áreas como a Medicina, Medicina Dentária, as Ciências Biomédicas e as Ciências aplicadas à Medicina.

Todas as unidades curriculares oferecidas no plano curricular, sejam obrigatórias ou optativas, são pensadas de forma que o estudante possa participar ativamente nas mesmas, com metodologias de ensino e de avaliação de natureza prática, promovendo a resolução de problemas, a reflexão constante sobre a sua própria aprendizagem e a forma como deve desenvolver investigação de forma responsável e independente.

A organização e planificação das unidades curriculares oferecidas, assim como as metodologias e competências a desenvolver foram pensadas de forma a dar resposta às diferentes necessidades e perfis dos investigadores, o que lhes confere um nível elevado de controlo e autonomia sobre a sua própria aprendizagem.

Com um ensino centrado no estudante, em que cada um poderá construir o seu próprio percurso formativo de acordo com o seu perfil, é necessário garantir que todos os estudantes são acompanhados e orientados ao longo dos 4 anos. Desta forma, é constituída, logo no 1º ano do curso, a Comissão de Acompanhamento da Tese (CAT) que vai acompanhar os estudantes e apoiar a equipa de orientação de modo a garantir que as unidades curriculares (ou opções formativas) frequentadas são as mais adequadas e complementares. Também o feedback assume um forte destaque nas metodologias de avaliação das Unidades Curriculares oferecidas.

A CAT é constituída, normalmente, por 3 elementos da equipa docente e irá acompanhar individualmente cada estudante ao longo do seu percurso académico, dando-lhe as ferramentas necessárias que os permitirão desenhar o seu próprio percurso.

Faculdade de Medicina

E-mail: medicina.fm@ucp.pt
Tel: (+351) 218 724 200 (2.ª a 6.ª feira das 09:30h às 13:00h e das 14:30h às 17:30h)
Sintra Campus