Num tempo marcado por profundas transformações científicas, tecnológicas e sociais, a Bioética afirma-se como um espaço essencial de reflexão crítica e compromisso ético com o futuro da humanidade. A Faculdade de Medicina e o Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa anunciam a abertura de vagas para o Programa de Pós-Doutoramento em Bioética, dirigido a investigadores doutorados, nacionais e internacionais.
Este programa promove uma abordagem transdisciplinar, centrada nos valores da dignidade humana, dos direitos humanos e da responsabilidade intergeracional, articulando ciência, ética e sociedade. Mais do que um percurso académico, é um convite à construção de conhecimento responsável, capaz de orientar os avanços científicos para um amanhã mais justo, humano e sustentável.
O Instituto de Bioética e a Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa abrem portas a investigadores doutorados, nacionais e internacionais, para desenvolver programas de investigação avançada que unem ciência, ética e sociedade.
O que é este programa?
Um Programa de Pós-Doutoramento é um percurso individual de investigação, orientado por professores ou investigadores da UCP, com possibilidade de coorientação externa. É um espaço para pensar e agir sobre os grandes desafios éticos que emergem das novas tecnologias, da genética, da inteligência artificial e das Ciências Sociais e da Vida.
Quanto tempo dura?
Flexível e adaptado ao seu projeto:
- Mínimo: 6 meses
- Máximo: 3 anos (com possibilidade excecional de prorrogação até 6 anos)
- Início: a partir de janeiro de 2026
- Compatível com bolsas de investigação
“Num mundo marcado por avassaladores avanços científico-tecnológicos, a Bioética impõe-se como uma emergente área do saber que pretende aliar o imparável progresso e os valores humanos universais.”
Freitas, M., & Brites, M. (2024). Bioética. In I. Baltazar & F. Pacheco (Coords.), Dicionário dos valores e cidadania europeia (p. 102). Lisboa: Petrony. ISBN 978-972-685-347-3.