Doutoramento em Ciências Médicas

Apresentação


O Doutoramento em Ciências Médicas é proposto pela Faculdade de Medicina e conta com a colaboração da Faculdade de Medicina Dentária e da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, da Universidade Católica Portuguesa.

Esta colaboração permitirá oferecer uma formação pós-graduada de excelência e competitiva, com uma grande variedade de opções de formação, permitindo ao estudante desenvolver o seu doutoramento em várias áreas das Ciências Médicas, suportado por investigação biomédica sustentada. Oferece formação diversificada nas Ciências Médicas, particularmente em especialidades médicas e médico dentárias reconhecidas pela Ordem dos Médicos Portuguesa e pela Ordem dos Médicos Dentistas.

O Doutoramento em Ciências Médicas surge no contexto do recém-criado Centro Académico Clínico Católica-Luz (CAC – CL), que visa potenciar as sinergias já existentes entre a Universidade Católica Portuguesa, incluindo as unidades de ensino e de investigação: Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e Católica Biomedical Research Center (CBR), o Grupo Luz Saúde S.A., o Hospital da Luz S. A., o GLSMED Learning Health S.A. e a União das Misericórdias Portuguesas, entidades que integram as componentes de ensino, investigação e cuidados médicos e que desenvolvem estratégias de colaboração conjunta.

A principal diferenciação deste Doutoramento consiste na integração de várias áreas médicas, resultante da estreita colaboração entre a medicina e a medicina dentária, e ainda do suporte da investigação biomédica e da experiência de transferência dos conhecimentos e práticas para as populações, concretizada pelo envolvimento dos vários profissionais da área da saúde. Um programa doutoral com esta abrangência é inovador a nível nacional.

O grupo Luz Saúde é um dos maiores grupos de cuidados de saúde privados em Portugal e já tem uma colaboração profícua com a UCP na formação de futuros médicos e de enfermeiros. Através da GLSMED–Learning Health, o grupo Luz Saúde promove a investigação e formação clínica num dos maiores centros de simulação da Europa e participa em vários ensaios clínicos, tanto de iniciativa do investigador como promovidos por instituições externas, apresentando uma produção científica significativa.

As atividades de ensino, assistência e, sobretudo, investigação serão apoiadas e potenciadas por dois centros de investigação: o CIIS e o CBR. O CIIS, a unidade de investigação que inclui as 3 unidades académicas que colaboram neste Doutoramento, é interdisciplinar e inclui várias plataformas dedicadas à investigação biomédica, em medicina e em medicina dentária. A plataforma CatolicaMed do CIIS promove a investigação clínica e translacional e posiciona-se como elo de contacto e colaboração estreita entre investigadores laboratoriais e investigadores clínicos, estes últimos sendo profissionais do Hospital da Luz.

Esta articulação entre investigação, ensino e prática clínica no âmbito do CAC – CL permite a criação deste Doutoramento, que beneficia de todos os recursos das instituições parceiras, permitindo a geração de novos projetos e contribuindo para avanços no conhecimento e ensino da Medicina em Portugal, promovendo o trabalho em equipa, a publicação e comunicação em ciência, sempre com metodologias de ensino e avaliação centradas no estudante.

Contactos

Faculdade de Medicina

E-mail: medicina.fm@ucp.pt
Tel: (+351) 218 724 200 (2.ª a 6.ª feira das 09:30h às 13:00h e das 14:30h às 17:30h)
Sintra Campus
Estrada Octávio Pato
2635-631 Rio de Mouro