O Mestrado em Educação Médica da Faculdade de Medicina (FM) - Universidade Católica foi planeado para capacitar profissionais de saúde para actividades de ensino, investigação e liderança na área da educação médica em constante evolução.
Tem uma componente forte de inovação pedagógica, e responde à crescente necessidade de professores pedagogicamente qualificados na área da saúde. Tendo por base cuidados de saúde baseados em evidência científica e centrados nas pessoas, o programa dá prioridade à criação de experiências de aprendizagem significativas que moldam profissionais de saúde empáticos, tecnicamente competentes e com uma base ética forte.
Um dos factores diferenciadores deste programa é a integração de áreas fundamentais como a bioestatística, a tecnologia educacional, o desenvolvimento curricular, o desenho instrucional e a ética, todas coordenadas por professores e investigadores experientes do corpo docente da FM e do Departamento de Educação Médica.
Os estudantes do mestrado beneficiam de um currículo em espiral, que revisita e aprofunda de forma progressiva os tópicos nucleares, de modo a reforçar a aprendizagem e a aplicação prática.
O compromisso do programa com uma aprendizagem experiencial e centrada nos estudantes promove o envolvimento ativo e o desenvolvimento de competências através de metodologias que incluem a simulação e o estudo de casos. Os futuros mestres estarão preparados para funções com impacto na educação pré, pós-graduada e clínica, e para assumir funções de liderança em instituições de saúde que promovem a educação médica. Poderão também aprofundar a sua especialização através do programa de doutoramento da FM.
Corpo Docente
Professores da Faculdade de Medicina e do Departamento de Educação Médica, e professores de outros departamentos de educação médica nacionais e internacionais.