O Mestrado Integrado em Medicina da Católica apresenta características diferenciadoras que o tornam único e inovador, entre as quais se destacam:

  • Promoção da excelência na educação médica, através de um plano de estudos com uma metodologia pedagógica baseada na resolução de problemas. Este método, internacionalmente validado em centros universitários de grande prestígio, tem provas dadas de sucesso e é sujeito a uma monitorização de qualidade constante pela entidade responsável pelo seu desenvolvimento inicial– a Universidade de Maastricht – e por uma estrutura especificamente criada para o efeito na Faculdade de Medicina da UCP (o Centro de Educação Médica), com apresentação de relatórios periódicos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem-avaliação, a serem discutidos interna e externamente com os principais stakeholders;
  • Promoção da investigação com uma cultura de abertura ao mundo, cultivando a transversalidade de saberes e baseando-se nos princípios humanistas cristãos da Católica;
  • Cultura de proximidade e centralidade na pessoa, nas várias vertentes: ensino, investigação e orientação para a comunidade;
  • Abertura do ensino de Medicina a estudantes internacionais, tal como acontece nas outras unidades académicas da Católica.

Estas características diferenciadoras do Mestrado Integrado em Medicina permitirão promover uma formação médica alicerçada tanto na competência clínica, como na capacidade de investigação, designadamente em investigação de translação — de impacto e aplicação nas práticas e políticas de saúde. Tal só é possível através da metodologia de ensinar-aprender-avaliar deste curso, associado ao objetivo de desenvolvimento do espírito reflexivo e do pensamento crítico na formação científica, essenciais ao exercício, em excelência, da prática clínica.

Com base na experiência de mais de 50 anos da Universidade de Maastricht, este Mestrado Integrado em Medicina procura responder às necessidades da prática da Medicina no séc. XXI, através do recurso a diferentes e inovadoras estratégias e metodologias pedagógicas que se traduzem numa estrutura curricular que promove, nomeadamente:

  • Unidades curriculares integradoras de diferentes áreas científicas;
  • Características metodológicas variadas (incluindo a metodologia de ensino em Problem-based Learning – PBL);
  • Uso de diferentes técnicas de formação, recorrendo a um centro de simulação de excelência, como a simulação do contacto com pacientes. Neste centro de simulação está prevista a formação continuada numa série de procedimentos médicos, incluindo não só os aspetos comunicacionais como também de avaliação clínica;
  • Ênfase no ensino e na prática da reflexão ao longo do curso, através de estratégias pedagógicas específicas de diagnóstico (portefólio pessoal, teste de progresso, consulta e reflexão através de simulação de contacto com doentes padrão/atores…);
  • Um rácio estudante-tutor de 2 estudantes por médico, verdadeiramente diferenciador numa realidade onde a média nacional é 7,53;
  • Formação em investigação médica, com ênfase nas áreas clínicas e de translação.

Outras características diferenciadoras deste Mestrado Integrado em Medicina, nomeadamente:

  • Na vertente do ensino, a criação de uma relação de proximidade entre docentes e estudantes, através de um programa de mentorado;
  • A nível curricular, a introdução da investigação no plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina, através da criação de uma unidade curricular de 6.º ano, com a realização de um estágio em investigação científica;
  • A aposta na formação obrigatória a todos os docentes nas metodologias de ensino utilizadas, usufruindo da experiência do Instituto de Educação Médica da Universidade de Maastricht.

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