Este Curso Avançado em Sono tem como principal objetivo proporcionar aos profissionais, com um interesse particular na área do sono, conhecimentos teóricos e práticos sobre o sono e os seus mecanismos, bem como sobre intervenções diagnósticas, terapêuticas e educativas sobre o sono e respetivas perturbações.

A componente teórica centrar-se-á nas bases fisiológicas do sono, avaliação do sono e das perturbações do sono, procedimentos de diagnóstico, perturbações do sono em adultos (insónia, perturbações da respiração relacionadas com o sono, hipersónias, perturbações do ritmo circadiano, perturbações do movimento relacionadas com o sono, parassónias); perturbações do sono em idades pediátricas (insónia, perturbações da respiração relacionadas com o sono, parassónias, perturbações do movimento relacionadas com o sono), sono e outras áreas clínicas (Pneumologia, Neurologia, Psicologia, Psiquiatria, Medicina Interna, Medicina Dentária e Geriatria). Também na componente teórica, as aulas incidirão sobre fatores fisiológicos, cognitivos, comportamentais e sociais, relevantes para a qualidade do sono ao longo da vida. Também se centrará, na prevenção, avaliação diagnóstica, e abordagem terapêutica das perturbações do sono. Além disso, este curso avançado irá incidir nalgumas áreas específicas relacionadas com o sono, tais como nutrição, atividade física, desempenho académico e profissional.

A componente prática incidirá sobre aspetos objetivos e técnicos das avaliações do sono, procedimentos de diagnóstico e terapêuticos.

Com o objetivo geral de fornecer conhecimentos e ferramentas necessárias para uma intervenção no campo das ciências do sono, esta formação tem como objetivos específicos:

a. Compreender as bases fisiológicas do sono, relativamente à sua neurofisiologia e neurobiologia, funções, sono e sonhos, envelhecimento e sono, género e sono, biologia circadiana/cronobiologia, efeitos de fármacos e outras substâncias.

b. Compreender as alterações da estrutura e organização do sono ao longo da vida e a sua relação com as alterações físicas e psicológicas decorrentes do desenvolvimento e envelhecimento.

c. Adquirir conhecimentos sobre as perturbações do sono e respetivos procedimentos de diagnóstico, com destaque para a classificação das perturbações do sono, entrevista clínica e exame objetivo, monitorização do sono e da vigília e biomarcadores.

d. Adquirir conhecimentos sobre perturbações do sono em adultos, em concreto sobre insónia, perturbações da respiração relacionadas com o sono, hipersónias, perturbações do ritmo circadiano, perturbações do movimento relacionadas com o sono, parassónias, no que respeita a aspetos de definição, epidemiologia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e tratamento.

e. Adquirir conhecimentos sobre as perturbações do sono em idades pediátricas, em concreto sobre insónia, apneia obstrutiva do sono, narcolepsia, perturbações do movimento relacionadas com o sono e parassónias, no que respeita a aspetos de definição, epidemiologia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e tratamento.

f. Compreender a relação bilateral entre o sono e outras áreas médicas tais como Pneumologia, Neurologia, Psicologia, Psiquiatria, Medicina Interna, Medicina Dentária e Geriatria.

g. Compreender os aspetos sociais, económicos, organizacionais e de investigação da medicina do sono.

h. Considerações éticas sobre o trabalho na área das Ciências e Medicina do Sono.

i. Adquisição de conhecimentos acerca dos diferentes métodos e abordagens multidisciplinares na área de investigação em sono.

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