Projeto Educativo

A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa nasce num contexto atual de grande inovação e revolução do ensino da Medicina. A necessidade para um ensino inovador advém de vários fatores:

  • A grande mudança na demografia das populações, que marcará profundamente a epidemiologia no século XXI;
  • O volume e riqueza de dados e capacidade de análise disponibilizados pelas novas tecnologias informáticas;
  • A crescente internacionalização do mercado de trabalho.

Comprometemo-nos a formar profissionais de saúde capazes de enfrentar estes desafios, através de:

  1. Um currículo que consiste em módulos funcionais integrados que são alimentados pelas disciplinas médicas relevantes;
  2. Diferentes métodos de ensino centrados no estudante (predominantemente o Problem-based Learning – PBL) que permitem:
    1. A promoção da autoaprendizagem, colaboração e discussão em grupo;
    2. A promoção do envolvimento dos estudantes na sua aprendizagem;
    3. A criação de um portefólio que promove o conhecimento através da reflexão sobre experiências pessoais.
  3. A ênfase em competências como:
    1. Comunicação médico-paciente e inter-pares;
    2. Procedimentos técnicos;
    3. Interpretação dos métodos de imagem.
  4. O rácio docentes / estudantes elevado, garantindo a maior participação individual na discussão e maior integração nas equipas clínicas:
    1. Máximo de 10 estudantes nos grupos de discussão;
    2. Máximo de 2 estudantes por equipa nos estágios clínicos.
  5. A formação contínua dos docentes e avaliação regular pelos seus pares e pelos estudantes.

Para o sucesso desta abordagem de ensino contamos com a colaboração da Universidade de Maastricht e com a riqueza interdisciplinar da Universidade Católica Portuguesa, quer no ramo da Saúde quer em todos os campos de estudo onde se encontrem convergências interdisciplinares como a Faculdade de Economia e de Gestão (onde já existe a tradição de projetos na área da Saúde), a Faculdade de Ciências Humanas (estudos de linguística) ou a Faculdade de Teologia (por exemplo na abordagem ética da Medicina).

Outro fator crítico de sucesso são as infraestruturas disponibilizadas para a Faculdade de Medicina:

  1. O edifício situado no Campus de Sintra da UCP é um espaço dedicado e especificamente adaptado ao ensino e ao estudo da Medicina, com espaços de estudo individual e em grupo equipados com a tecnologia necessária;
  2. O centro de investigação biomédico ocupará cerca de um terço do edifício e dedicar-se-á a estudar a investigação básica e translacional em mecanismos fisiopatológicos de doenças crónicas e estudo da inteligência.
  3. O ensino clínico beneficia da parceria com o Grupo Luz Saúde que inclui uma enorme variedade de instituições de saúde onde se incluem hospitais terciários com tecnologias de última linha, hospitais públicos, clínicas inseridas na comunidade e uma forte componente de saúde primária. Esta variedade permite um forte elemento de formação em cuidados primários, levando o ensino de Medicina para a comunidade.

Estas condições de excelência permitem que se crie uma Faculdade de Medicina inovadora, capaz de formar profissionais de saúde preparados para enfrentar os desafios do século XXI.