Mestrado em Imunologia e Vacinologia

Apresentação


A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa tem o prazer de apresentar o primeiro programa de Mestrado em Imunologia e Vacinologia em Portugal, e um dos poucos programas a nível mundial a oferecer formação formal em Vacinologia.

A vacinação é, sem dúvida, uma das maiores realizações médicas de todos os tempos.

A vacinação consiste na administração de medicamentos a pessoas saudáveis para evitar o desenvolvimento de doenças futuras, o que representa verdadeiramente medicina preventiva.

Desde as vacinas centenárias, como a BCG, até às recentes vacinas personalizadas contra o cancro, a vacinação traz a esperança de uma vida mais saudável, sobretudo presentemente, em que a pressão demográfica facilita a rápida evolução das epidemias, bem como o estabelecimento de doenças crónicas de longa duração. De facto, a enorme importância da vacinação levou à redução das doenças infeciosas, melhorando a longevidade e o bem-estar das populações em todo o mundo, como demonstrado, por exemplo, com a erradicação da varíola em 1980 e o controlo das pandemias de COVID-19 nos últimos anos.

No entanto, a hesitação na vacinação tem acompanhado os sucessos da vacinação. Nunca na história a vacinação foi tão importante e tão contestada. Trata-se de uma questão complexa e multidimensional com questões científicas, económicas, sociais e éticas que têm de ser abordadas. A vacinologia é um tópico oportuno e um instrumento de saúde pública altamente benéfico para combater doenças infeciosas e não infeciosas, e a única arma para evitar pandemias emergentes no futuro.

Esta área merece uma atenção e empenho urgentes, por parte da sociedade e governos, e requer técnicos e cientistas especializados que são muito necessários. Esta é a altura certa para abraçar uma carreira na área da vacinologia.

Para além dos Professores da Faculdade de Medicina e dos Cientistas dos seus centros de investigação, CIIS e CBR, o programa inclui oradores convidados de renome de três continentes, desde o meio académico à indústria farmacêutica e agências não governamentais.

Estes incluem:

  • O Instituto Jenner da Universidade de Oxford, Reino Unido, onde foi criada e desenvolvida a vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca,
     
  • Universidad de Zaragoza, Espanha;
     
  • Universidade Eduardo Mondelane, Moçambique;
     
  • Universidade de São Paulo, Brasil;
     
  • Indústria farmacêutica;
     
  • Empresas de biotecnologia em fase de arranque;
     
  • Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI).

A duração do mestrado é de 2 anos, e requer 120 ECTS para a sua conclusão.

O programa inclui aulas teóricas, seminários e práticas de laboratório durante o primeiro ano, e um projeto de dissertação, trabalho de projeto ou relatório de estágio no segundo ano.  Este programa é realizado em inglês e oferece aos seus alunos a possibilidade de desenvolver a dissertação em qualquer uma destas instituições internacionais, para além da UCP.

Contactos

Faculdade de Medicina

E-mail: medicina.fm@ucp.pt
Tel: (+351) 218 724 200 (2.ª a 6.ª feira das 09:30h às 13:00h e das 14:30h às 17:30h)
Sintra Campus
Estrada Octávio Pato
2635-631 Rio de Mouro