a. Fui admitido ao Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e agora?

Após a divulgação dos resultados, e caso seja um dos candidatos admitidos, vai ser contactado com todas as instruções práticas para os próximos passos (matrícula, inscrição, pagamento de propinas, horários, início das aulas, etc.). Toda a comunicação é efetuada via email, pelo que deverá estar atento ao endereço de email facultado no processo de candidatura.

Apenas passa a ser estudante do MIM após formalização da matrícula e inscrição e pagamento do valor das três primeiras prestações de propinas.

Tentamos ser sempre claros nos nossos contactos e na transmissão da informação, no entanto, sempre que tenha alguma dúvida poderá contactar-nos através do nosso email geral: medicina.fm@ucp.pt.

b. Como posso obter o passe sub23?

O passe sub23 destina-se aos estudantes do ensino superior até aos 23 anos, inclusive e, no caso dos estudantes de ensino superior inscritos nos cursos de Medicina, até aos 24 anos de idade inclusive. É um título de transporte que lhe permite ter descontos sobre o preço dos passes mensais.

Para o obter deverá:

  1. Preencher o primeiro quadro da declaração de matrícula disponível aqui.
  2. Entregar este documento na empresa de transporte para emissão do cartão de passe sub23.

c. Como posso obter o meu cartão de estudante?

O cartão de estudante é gratuito mas obrigatório para todos os estudantes inscritos na Faculdade de Medicina. É emitido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) dispondo o estudante de duas opções:

  • Cartão de identificação, sem vertente bancária.
  • Cartão de identificação associado a uma conta bancária na CGD.

Para solicitar a sua emissão o estudante deverá, no início de cada ano letivo e em data a definir, dirigir-se ao stand da CGD disponível na FM e proceder ao pedido do seu cartão. Caso não consiga estar presente nas datas previstas, poderá sempre dirigir-se à agência da CGD na Cidade Universitária (Lisboa).

d. Como me posso candidatar a uma Bolsa de Estudo?

É orientação da Universidade Católica Portuguesa, em toda a sua oferta formativa, procurar aliviar o esforço pedido aos estudantes e às suas famílias, pelo que os estudantes da Faculdade de Medicina dispõem de:

  • Bolsas de Estudo
  • Bolsas de Mérito

Podem consultar todas as informações relativas a atribuição das bolsas aqui.

e. Como posso solicitar uma declaração/certificado de matrícula ou inscrição?

Todas as declarações, certidões e certificados são emitidos pelos Serviços Escolares da Universidade Católica Portuguesa.

Assim, para solicitar um destes documentos deverá aceder à plataforma ESCA e efetuar um novo pedido seguindo a sequência abaixo:

1.º - menu superior ‘Actualizações e Serviços'
2.º - menu lateral esquerdo ‘Serviços Académicos’
3.º - escolher formulário, preencher e premir botão enviar
4.º- efetuar o respetivo pagamento, sempre que aplicável

Logo que os documentos estejam emitidos são enviados para a Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, ficando disponíveis para levantamento na Área Académica e Administrativa.

f. Estou abrangido pelo seguro escolar? Como o posso acionar em caso de acidente?

A Universidade subscreveu, com a Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A. um seguro escolar, obrigatório para todos os seus estudantes.

Qualquer estudante da Faculdade de Medicina está abrangido pelo mesmo desde o momento em que formaliza a sua matrícula/inscrição no MIM.

Poderá consultar todas as informações sobre a apólice, assim como o procedimento de participação de acidentes em Sobre - Sobre a FM Overview - A Faculdade - Área Académica e Administrativa - Alunos.

g. Já frequentei um outro curso no Ensino Superior, posso pedir creditação (equivalência) a unidades curriculares do MIM?

Nos termos do regulamento de creditação da UCP, publicado no Despacho NR/C/0332/2019 de 24 de outubro de 2019, é possível a qualquer estudante solicitar creditação de Unidades Curriculares.

O pedido de creditação deve ser formalizado no momento da matrícula e dentro dos prazos definidos anualmente para o efeito. Compete ao Conselho Científico da FM-UCP avaliar, apreciar e decidir os pedidos de creditação de formação anterior.

h. Vou ter de comprar livros e materiais obrigatórios?

A Biblioteca da Faculdade de Medicina tem disponíveis para os estudantes todos os materiais e recursos necessários.

Poderá consultar mais informações sobre a nossa biblioteca aqui.

i. As aulas são obrigatórias?

A frequência das aulas é um direito e um dever dos estudantes. Para todas as tipologias de aulas estabelece-se como mínimo 2/3 de presença obrigatória, com exceção das aulas de tipologia teórica, salvo se o coordenador indicar no Livro da Unidade Curricular.

j. O que é necessário para justificar uma falta?

O pedido de justificação das faltas referidas deve ser feito pelo estudante. Deverá ser um pedido por escrito, enviado para o nosso email geral, dirigido ao Coordenador da UC em questão e instruído com todos os respetivos documentos comprovativos. Deve ser apresentado no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após ter cessado o impedimento do estudante.

k. Quantas épocas de exames existem para os estudantes do MIM?

Em cada ano letivo estão definidas três épocas de exames: época normal, época de recurso e época especial.

As condições de acesso para cada uma destas épocas encontram-se descritas no Regulamento dos Ciclos de Estudos da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa.

l. Enquanto estudante, posso consultar as pautas parcelares das várias Unidades Curriculares?

Após a divulgação das notas finais da UC, cada docente disponibiliza na Área Académica e Administrativa da FM-UCP a pauta final e a classificações parcelares.

Todos os estudantes poderão consultar as suas respetivas classificações parcelares.

m. Enquanto estudante, posso consultar os vários elementos de avaliação escritos e recorrer da classificação atribuída?

Após a divulgação das classificações, deve ser facultado o acesso de cada estudante à respetiva prova, corrigida e classificada, bem como os critérios de correção, mediante pedido formalizado do estudante. Os pedidos de revisão das classificações de exame final escrito são dirigidos e formalizados ao coordenador da UC, no prazo de 2 (dois) dias úteis, a contar da data da consulta da prova.

n. Como posso fazer melhoria?

O estudante pode efetuar melhoria de classificação, relativamente a cada UC, por exame ou frequência, caso a UC ainda se encontre em funcionamento e nos termos do descrito no Livro da Unidade Curricular.

Os estudantes que pretendam fazer melhoria de classificação deverão utilizar uma das duas épocas de avaliação imediatamente a seguir aquela onde obtiveram aprovação, com exceção da época especial.

O estudante apenas pode realizar uma única inscrição em melhoria de classificação por UC durante o seu percurso académico.

o. Quais são os estatutos especiais previstos?

Consideram-se abrangidos por condições especiais de frequência os estudantes que preencham os requisitos legais e regulamentares exigíveis para o seu reconhecimento, nas seguintes categorias:

  • Estudante trabalhador;
  • Estudante em mobilidade;
  • Estudante dirigente associativo;
  • Estudante portador de deficiência;
  • Estudante praticante desportivo de alto rendimento;
  • Os estudantes em situação de maternidade ou paternidade, os estudantes bombeiros e os estudantes militares dispõem do disposto na lei geral em vigor.

p. Como posso requerer o estatuto de trabalhador estudante?

O estatuto de estudante trabalhador deve ser requerido através de formulário online disponível na plataforma de gestão académica até 15 (quinze) dias úteis antes do início do ano letivo.

Para poder beneficiar do estatuto, o estudante trabalhador deve comprovar a sua qualidade de trabalhador por uma das formas descritas no Regulamento dos Ciclos de Estudos da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa.

q. O que acontece se não conseguir pagar o valor das propinas nos prazos estabelecidos?

Após a data limite de pagamento e de acordo com a tabela de taxas, emolumentos e propinas estabelecida para cada ano letivo, é aplicada uma penalização mensal correspondente a 5% do valor da propina em falta.

A esta penalização acrescerão outras, de igual valor, por cada mês de atraso no pagamento, devidas até integral pagamento do valor em divida.

Todas as consequências da falta de pagamento são comunicadas aos estudantes no início de cada ano letivo.

r. Onde posso consultar as datas e valores de pagamento de propina? E as faturas dos meus pagamentos?

Para consultar as datas, valores e dados para pagamento, necessita de aceder ao módulo E-Serviços ao Cidadão Académico (E-SCA) da página da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa-Sede), através deste endereço.

As faturas/recibos da UCP são emitidas por programa certificado e automaticamente integradas no E-fatura, no portal das finanças, com o número de identificação fiscal (NIF) do(a) aluno(a) e podem ser consultadas no E-Serviços ao Cidadão Académico (E-SCA) em “Movimentos Liquidados”.

s. Pretendo anular a minha inscrição, como o posso fazer e quais as consequências?

De acordo com o número 5 do artigo 20.º do Regulamento de Acesso e Ingresso ao ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, no caso de anulação da matrícula, nos 10 dias úteis após o início das aulas, em data a definir anualmente, serão devolvidas a segunda e terceira mensalidades, desde que requerido nos prazos estabelecidos. Os valores da taxa de matrícula e da primeira mensalidade não são reembolsáveis em caso de anulação da matrícula.

A anulação da inscrição pode ser requerida pelo estudante em formulário online disponível na plataforma de gestão académica em qualquer momento do ano letivo, sendo que:

  • Se o requerimento for formalizado até ao dia 10 (dez) de cada mês são anuladas as propinas respeitantes a esse mesmo mês e meses seguintes;
  • Se o requerimento for formalizado após o dia 10 (dez) de cada mês, é devida a propina desse mês e anuladas as dos meses seguintes.

t. Esqueci-me das credenciais de acesso à minha conta UCP, como o posso recuperar?

Para recuperação das credenciais de acesso, deverá aceder à página de manutenção de dados pessoais e escolher a opção "Esqueci-me do Username / Password" no ecrã de entrada e, introduzir o seu e-mail ou número de utilizador.