O sono é fundamental para a sobrevivência, e tem sido inequivocamente demonstrado que a duração, o tempo e a qualidade do sono afetam criticamente a saúde física e mental, o desempenho e a segurança.
Nas últimas décadas assistimos a um crescente interesse pelo sono em várias áreas do conhecimento que vão desde a biologia às ciências sociais, passando é claro pela Medicina. Esta crescente evolução científica levou ao reconhecimento de que a Medicina do Sono deve ser uma especialização médica, pois comporta um domínio específico de investigação e intervenção diagnóstica/terapêutica com elevado impacto na qualidade de vida. Contudo, em vários países europeus, incluindo Portugal, a Medicina do Sono não é considerada uma especialidade médica independente e as perturbações do sono são abordadas por diferentes especialistas, tais como Pneumologistas, Neurologistas, Médicos Dentistas, Otorrinolaringologistas, Cirurgiões Maxilo-faciais e Psicólogos, entre outros.
Por essa razão, os profissionais de saúde que trabalham na área do sono têm procurado formação e certificação nacional e/ou internacional nesta área. A única entidade de acreditação que existe em Portugal no campo da Medicina do Sono é a Ordem dos Médicos, que através do Colégio da especialidade confere a competência médica em Medicina do Sono. Recentemente a Ordem dos Médicos Dentistas, reconheceu e aprovou a Medicina Dentária do Sono, também como competência.
Em 2021, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) organizou um Curso Avançado em Sono (Coordenadoras Amélia Feliciano e Andreia Cardoso) centrado nos aspetos médicos e técnicos da Medicina do Sono, e que foi aprovado pela European Sleep Research Society (ESRS) e apoiado pelas Sociedades Nacionais das áreas da Medicina e Ciências do Sono. Considerando esta experiência educacional, a Faculdade de Medicina da UCP organiza, agora, a 2ª edição do Curso Avançado em Sono que reúne novamente os profissionais de saúde especializados, nacionais e internacionais, em estreita colaboração e multidisciplinaridade.
Este Curso Avançado está especialmente orientado para a atualização de conhecimentos e experiências dos profissionais interessados que trabalham nas áreas do sono (clínicos ou técnicos) e/ou da investigação. De igual forma, pretende contribuir para a preparação de certificação Europeia de Somnologista, de Técnico Somonologista e também de Acreditação em Medicina Dentária do Sono.
Em Portugal e noutros países dos vários continentes, o interesse no Sono está a aumentar entre a comunidade científica e o público em geral. Um dos principais pilares da Universidade Católica Portuguesa é a internacionalização dos cursos de pré e pós-graduação e, sendo o sono um problema de saúde pública a nível mundial, este programa internacional é uma excelente oportunidade para colocar a Universidade Católica como uma opção para a formação em sono em Portugal e no mundo. Esta iniciativa a nível universitário pretende responder a uma necessidade específica de formar profissionais qualificados para trabalhar na área do sono (por exemplo, clínicos, técnicos, investigadores, profissionais de saúde, etc.), até mesmo num contexto internacional.
Este Curso Avançado será lecionado por docentes da Universidade Católica com conhecimentos sólidos neste campo, bem como por especialistas nacionais e internacionais convidados oriundos das diferentes áreas do sono.
A internacionalização desta formação surge num momento crucial e coincidente com o crescente interesse global na área sono, decorrente do aumento da prevalência das perturbações do sono de sono e agravados pela atual situação pandémica da COVID-19. Se anteriormente eram necessários profissionais com estas competências, agora com estes acontecimentos recentes estas necessidades aumentaram exponencialmente. Além disso, em toda a Europa há muitos Centros e Unidades de Sono que procuram responder às necessidades reais no campo da Medicina do Sono, e mais do que nunca, existe uma necessidade em formar profissionais qualificados para trabalharem nesses locais.
Este curso é apoiado pelo projeto TRAINING4RESILIENCE, financiado pela União Europeia (NextGenerationEU), Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Acreditado por:
Com o apoio científico:
Patrocínios: