Católica Medical School brilha na Global Model WHO 2024

Quarta-feira, Novembro 6, 2024 - 18:33
Católica Medical School brilha na Global Model WHO 2024

De 29 de outubro a 1 de novembro, a Católica Medical School Model WHO Society participou na primeira conferência presencial de Global Model WHO 2024, realizada na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra. Organizada pela Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA) em parceria com a OMS, a conferência reuniu mais de 350 estudantes do ensino secundário e universitário de todo o mundo, para uma simulação autêntica da Assembleia Mundial da Saúde (WHA).

A CMS Model WHO Society – que é o núcleo de estudantes da Católica Medical School dedicado à simulação das Nações Unidas e da OMS – foi representada por uma delegação de quatro estudantes: Beatriz Matias, Francisco Afonso, Joana Costa e Matilde Santos. Estes estudantes juntaram-se a colegas de diversos países para debater algumas das questões mais urgentes na saúde global. Cada participante representou um país designado, com a missão de defender as posições nacionais no contexto da WHA, enquanto aprendiam em primeira mão sobre os processos diplomáticos que sustentam a política internacional de saúde. Para além disso, durante esta conferência foi adotada a importante Declaração da Juventude sobre o Acordo de Pandemias, instando os estados-membros a concluírem o Acordo de Pandemias que está em negociação há mais de dois anos.

Os participantes nos comités de nível universitário abordaram três temas críticos: Resistência Antimicrobiana: Acelerando Respostas Nacionais e Globais, Erradicação da Poliomielite e Estratégia para o Fim da Tuberculose. Através de rondas de negociação, debate e emendas, os delegados procuraram alcançar consensos e redigir em conjunto resoluções para responder aos desafios propostos.

A conferência representou uma experiência marcante para a delegação da CMS, proporcionando-lhes uma compreensão aprofundada da dinâmica operacional da OMS, prática direta em diplomacia e oportunidades para estabelecer conexões e amizades com colegas internacionais. O desempenho dos membros da delegação destacou-se durante o evento: Beatriz Matias recebeu o Prémio de Diplomacia pela sua excecional representação do Sudão no comité de Resistência Antimicrobiana, e Francisco Afonso foi igualmente galardoado com o mesmo prémio pela sua atuação como delegado dos Camarões no comité de Erradicação da Poliomielite.

Como uma conquista notável, a CMS Model WHO Society recebeu o Prémio de Melhor Pequena Delegação, um testemunho da habilidade, dedicação e espírito de colaboração demonstrados pelos seus membros. Este reconhecimento internacional reflete positivamente sobre a Católica Medical School e posiciona a sua Model WHO Society como uma força emergente nas simulações de saúde global.