Alunas do Mestrado Integrado em Medicina publicam estudo de Investigação Científica

Quinta-feira, Maio 25, 2023 - 14:47
ineseana

As alunas do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP), Inês Lajas e Ana Raimundo são co-autoras numa publicação onde participaram num projeto de investigação científica.

Durante o primeiro ano do Mestrado Integrado, as alunas foram convidadas a participar num estudo, de forma voluntária, liderado pela Prof. Dra. Joana Torres, Professora da FM-UCP, Gastroenterologista do Hospital da Luz, o parceiro clínico da FM-UCP, e do Hospital Beatriz Ângelo, com que a CMS assinou recentemente uma colaboração clínica.

A Dra. Joana Revés, primeira autora do estudo “Early biological therapy within the first 12 months after diagnosis leads to higher clinical, endoscopic, and transmural remission in Crohn’s disease: European multicentre study with a propensity-score matched analysis”, publicado na revista Journal of Crohn's and Colitis, referiu que “encontramo-nos atualmente a desenvolver dois projetos no Hospital Beatriz Ângelo na área da Doença Inflamatória Intestinal, o primeiro sobre o impacto da terapêutica biológica precoce no prognóstico da Doença de Crohn, nomeadamente no atingimento de remissão transmural e o segundo sobre uma abordagem personalizada na terapêutica da Doença de Crohn através da utilização de um polimorfismo do HLA. Sendo ambos estudos retrospetivos, as alunas Inês Lajas e Ana Raimundo colaboraram sobretudo na colheita de dados essenciais ao desenvolvimento dos projetos, sob a coordenação e orientação de elementos do serviço de Gastrenterologia do Hospital Beatriz Ângelo.”

Esta colaboração, coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Bettencourt, Professor da FM-UCP e Diretor Adjunto do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), pretende incluir alunos de medicina em estudos de investigação científica, de forma a proporcionar uma experiência de investigação científica aos alunos da FM-UCP, desde o primeiro ano.