Primeiro Dia no Trabalho

4 ECTS / Modular / Inglês

Esta UC Optativa pertence à oferta formativa de 2.º ano.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este bloco opcional tem dois objetivos principais:

1. Apresentar aos alunos noções introdutórias sobre as especificidades e valências necessárias para lidar com doentes em diferentes áreas da medicina.
  2. Proporcionar aos alunos a experiência de ter o seu primeiro contato com doentes reais em ambiente hospitalar supervisionado.

Conteúdos programáticos

Na primeira semana do bloco opcional, os alunos terão quatro módulos introdutórios de um dia dedicados a cada uma das quatro áreas da medicina: Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria e Pediatria. Esses módulos serão compostos por duas partes:

1. Palestra introdutória sobre as especificidades da colheita da história clínica e da realização do exame físico em cada uma das áreas da medicina.
  2. Experiência de integração onde os alunos irão entrevistar SPs com queixas específicas de cada área da medicina, seguido de treino com modelos anatômicos relacionados.

Os alunos terão suporte bibliográfico para cada um dos módulos introdutórios.

Faculty

Professor Associado
Participação na FM-UCP Vice-Diretor Coordenador Skillslab Formação Coordenação da unidade…