Crescimento e Desenvolvimento I

9 ECTS / Modular / Inglês

Esta UC cobre princípios fundamentais da Biologia Celular e Molecular numa perspetiva integrada desde o gene até ao indivíduo, do desenvolvimento embrionário às situações de doença homeostasia do corpo humano. Serve de base para as UC seguintes e é continuada no 2.º ano do curso pela UC Crescimento e Desenvolvimento II.


No decurso desta UC pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

  • Compreender os princípios e o funcionamento da abordagem PBL;
  • Conhecer as bases da estrutura e funcionamento celular, mecanismos de regulação celular e expressão genética e suas implicações no desenvolvimento e crescimento do organismo – dos sistemas de órgãos ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional;
  • Compreender o conceito de homeostase, o papel dos mecanismos celulares na manutenção do equilíbrio homeostático e a doença como disrupção desse equilíbrio;
  • Adquirir competências básicas em técnicas de microscopia, embriologia, engenharia genética e aspetos do diagnóstico físico.

 

Nesta UC abordam-se, de forma integrada os seguintes conteúdos:

  • Estrutura celular, crescimento e diferenciação celular;
  • Interações ligando/recetor;
  • Mecanismo de transdução de sinal;
  • Estrutura genética;
  • Expressão genética (Transcrição, tradução, modificações pós-traducionais);
  • Crescimento, diferenciação e morte celular;
  • Mecanismos celulares na construção de sistemas de órgãos e resposta a lesões;
  • Crescimento e desenvolvimento embrionário;
  • Regulação do crescimento;
  • Desenvolvimento cognitivo, psicossocial e emocional;
  • Homeostase e sua rutura;
  • Microscopia de osso;
  • Embriologia.


A metodologia de PBL é suportada pelos mesmos componentes nucleares que constituem as peças estruturais deste processo de ensino e aprendizagem baseado em evidência solidamente documentada. Estes componentes nucleares incluem um ambiente de aprendizagem centrado no estudante, onde, em pequenos grupos de estudantes, os docentes agem como facilitadores de aprendizagem, usando problemas da vida real para focar e estimular a aprendizagem. Neste contexto, a informação nova é adquirida através de um processo de aprendizagem autónoma, fomentando a aquisição de conhecimentos integrados. Este processo será baseado e estruturado em torno de pistas geradas por cenários clínicos e integrado com processos de resolução de problemas utilizados na Medicina.

Faculty

Professor Auxiliar
Participação na FM-UCP Coordenador da unidade curricular Crescimento e Desenvolvimento I  Co-coordenador da…