A experiência da Beatriz Ferreira em São Tomé e Príncipe!

Terça-feira, Março 12, 2024 - 21:50

O meu nome é Beatriz Ferreira, tenho 20 anos e encontro-me a frequentar o segundo ano da Licenciatura de Medicina na Universidade Católica Portuguesa. Desde o momento em que decidi dedicar-me a Medicina, soube que queria explorar esta vocação além das fronteiras de Portugal, especialmente em países onde a realidade é tão diferente da Europeia. Como tal, quando a Faculdade me deu a oportunidade de criar um projeto que apoiasse essa escolha, não hesitei em fazer as malas e rumar a São Tomé e Príncipe, para fazer um estágio num Hospital local. O que não sabia era que esta experiência me moldaria tanto, não só na minha carreira, mas também na maneira como vejo o mundo.

O projeto teve a duração de um mês e consistiu em estagiar no Hospital Dr. Ayres Menezes, na área de pediatria. Durante esse período, surgiu a oportunidade não só de assistir a pacientes na área de internamento, como também de presenciar cirurgias, a qual destaco uma cirurgia pediátrica. Realço essa cirurgia em particular, na medida em que um dos pacientes marcou profundamente a minha forma de ver a Medicina. Ficou evidente que a empatia diante do próximo pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa.

Com este estágio, não apenas adquiri competências médicas, como aprender a tratar pacientes em condições adversas, mas também tive a oportunidade de mergulhar numa cultura muito diferente da nossa e do ambiente ao qual estamos habituados.

Esta experiência moldou-me como indivíduo, ensinando-me a adaptar-me a situações adversas e a valorizar as coisas simples da vida.

Para concluir, posso dizer que esta aventura deixou memórias que ficarão comigo para sempre. Gostaria de expressar o meu profundo agradecimento à Faculdade pela oportunidade que me concedeu e por todo o apoio que me foi dado desde o primeiro momento!

A experiência da Beatriz Ferreira em São Tomé e Príncipe!