Faculdade de Medicina da Universidade Católica inaugura novo Centro de Investigação

Terça-feira, Outubro 24, 2023 - 11:18

Católica Biomedical Research Centre (CBR), o novo centro de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, vai ser inaugurado amanhã, dia 24 de outubro, no Campus do Instituto Gulbenkian de Ciência.

Segundo Pedro Simas, diretor do CBR, o novo centro irá “desenvolver investigação biomédica fundamental, multidisciplinar e orientada pelos interesses dos seus investigadores”. Para isto contribui a aposta em “investigadores talentosos que combinam tecnologias inovadoras que unem medicina, biologia e engenharia, com o objetivo de entender sistemas complexos e encontrar soluções para os desafios sociais atuais e futuros, quer em termos de saúde humana quer do planeta”, destaca o diretor.

Também nas palavras da Reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, “o CBR constitui um contributo para a competitividade em ciência de Portugal e foi criado para fazer a diferença”. E nesse sentido, o CBR está inserido num ecossistema que aspira promover a saúde humana, através de investigação e inovação no ensino e na prática médica.

Sobre o novo centro de investigação o Diretor da Faculdade de Medicina da UCP, António de Almeida, refere que “para formar os médicos para a medicina do futuro, com uma cultura inquisitiva e crítica, é essencial o domínio do método científico e uma estreita colaboração com os investigadores”.

Juntamente com a Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, o Hospital da Luz Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas, o CBR participa no primeiro Centro Académico Clínico (CAC) não governamental em Portugal – o CAC Católica-Luz.

O CBR está atualmente sediado no campus do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, para beneficiar do seu ambiente de investigação privilegiado, recursos altamente qualificados e infraestruturas especializadas, numa colaboração entre a Universidade Católica e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Criado em 2021, o CBR conta já com oito grupos de investigação liderados pelos investigadores Cláudio Franco, Luís Teixeira, Maria João Amorim, Raquel Oliveira, Pedro Simas, Sara Silva Pereira, José Lourenço e João Raimundo, que estudam os mais diversos aspetos da biomedicina, desde infeção e imunidade, epidemiologia, angiogénese, regulação da expressão de genes e a divisão celular, entre outros.

A aposta em linhas de investigação diversas permitirá que problemas complexos sejam analisados e resolvidos utilizando abordagens complementares. Os atuais investigadores têm financiamento nacional e internacional competitivo, nomeadamente de vários programas da Comissão Europeia (incluindo várias bolsas do European Research Council), da Fundação La Caixa, dos National Institutes of Health dos Estados Unidos da América e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.  Num período de 10 anos, o CBR espera reunir um total de 20 investigadores principais.

Em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras, o CBR está a estabelecer um forte relacionamento com a sociedade, nomeadamente com estudantes e professores do ensino secundário do município, e a desempenhar um papel ativo na construção de competências de literacia científica e em saúde da população em geral.

Católica Biomedical Research Centre

Fotografia de Grumpy Panda