Imagem de Alexandra Tavares
Um trabalho liderado pelo laboratório de Raquel Oliveira, no Católica Biomedical Research Centre (CBR) e no Instituto Gulbenkian de Ciência, revelou que um fator de cromatina pouco estudado desempenha dois papéis distintos e cruciais durante a divisão celular ou mitose. Este processo é objeto de grande interesse de investigação fundamental, uma vez que os defeitos mitóticos estão frequentemente associados a defeitos de desenvolvimento ou outras patologias humanas, tais como cancro e infertilidade.
Catarina Carmo, João Coelho, Raquel Oliveira e colegas identificaram a proteína Lodestar (Lds) semelhante à helicase SNF2 da mosca da fruta Drosophila melanogaster como um importante interveniente na orquestração temporal e na coordenação dos mecanismos de montagem de cromossomas e inactivação transcricional. O estudo descobriu que a Lodestar tem uma função dupla na mitose para impulsionar a remoção de mRNAs nascentes e a resolução de emaranhados (em inglês entanglements) entre cromatídeos irmãos. Estas descobertas foram destacadas na capa de setembro de 2023 da revista EMBO reports, que apresenta uma ilustração de um embrião de mosca da fruta num estadio inicial de desenvolvimento durante a divisão celular, onde a proteína Lodestar pode ser vista nos cromossomas mitóticos.
O estudo de Carmo et al foi um esforço colaborativo, com importantes contribuições de colegas da Universidade do Algarve e da Universidade de Aveiro. "