Drogas e Perturbações por Uso de Drogas

4 ECTS / Modular / Inglês

Esta UC Optativa pertence à oferta formativa de 2.º ano.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento
  1. Conhecer as ações e mecanismos de ação das principais drogas: álcool, nicotina, opiáceos, cetamina, psicodélicos, canabinóides, cocaína, estimulantes e outros;
  2. Conhecer os conceitos médicos e legais associados ao uso de drogas;
  3. Conhecer os aspectos psicológicos, físicos e sociais relacionados ao uso de drogas;
  4. Conhecer as terapias farmacológicas e não farmacológicas para distúrbios relacionados a medicamentos;
  5. Conhecer as principais propriedades terapêuticas dos medicamentos e os eventos adversos relacionados.
Competências
  1. Interpretar casos clínicos de pacientes com transtornos por uso de drogas;
  2. Avaliar e propor um plano de tratamento simples de paciente com transtorno por uso de álcool;
  3. Avaliar criticamente a relação risco-benefício em relação ao uso terapêutico de medicamentos.
Atitudes
  1. Desenvolver empatia e atitudes cientificamente fundamentadas em relação aos transtornos por uso de drogas e álcool, considerando-os transtornos mentais;
  2. Desenvolver uma atitude científica em relação a questões complexas e controversas relacionadas ao uso terapêutico de medicamentos.

 

Conteúdos programáticos

7 aulas teóricas
  1. Introdução e conceitos básicos
  2. Direito e drogas
  3. Características biológicas, sociais e psicológicas das perturbações por uso de drogas
  4. Perturbações mentais associados ao uso de drogas
  5. Mecanismos de ação do álcool e drogas
  6. Tratamento das perturbações por uso de drogas
  7. Uso terapêutico de drogas
5 tutoriais PBL
  1. Álcool
  2. Opiáceos
  3. Cannabis
  4. Estimulantes
  5. Psicadélicos
16 práticas

Assistir a consultas de perturbação por uso de álcool e entrevista com pacientes que usam cetamina, com discussão dos casos.

2 seminários
  1. Entrevista a dois doentes, com apresentação com diagnóstico e plano de tratamento de dois casos.
  2. Apresentação da relação risco-benefício do uso terapêutico de medicamentos.

Faculty

Assistant Professor
Participation in Católica Medical School Coordination of the curricular unit Thinking and Doing II Coordination…