Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) :
- Compreender as origens históricas do Estado Social
- Desenvolver uma visão abrangente e crítica sobre o estado da arte no âmbito da análise comparativa de políticas sociais
- Percecionar a existência de diferentes conceções de cidadania e compreender as respetivas implicações nas políticas sociais
- Desenvolver capacidades de análise no âmbito das tendências recentes de evolução de políticas sociais da saúde
Conteúdos programáticos
- Origens e contextualização histórica do Estado Social: A importância da contextualização histórica do Estado Social; Antes do Estado Social; Origens do Estado Social; Expansão do Estado Social depois de 1945; Reconsideração do Estado Social a partir dos anos 1970; Problemas e desafios contemporâneos.
- Análise comparada de políticas sociais e modelos de Estado Social: Os três mundos de Esping-Andersen; Análise comparada em termos territoriais e culturais; Outras dimensões de análise comparada de políticas sociais.
- Políticas públicas de saúde: Objetivos de eficiência e objetivos de equidade; O mercado da prestação de cuidados de saúde; Falhas de mercado e modelos de intervenção estatal no sector da saúde.
- Portugal no contexto da OCDE: Dados empíricos; Evolução e tendências recentes.