Universidade Católica Portuguesa e Fundação Calouste Gulbenkian promovem investigação em Ciências da Vida

Sexta-feira, Fevereiro 10, 2023 - 12:35

A Universidade Católica Portuguesa e a Fundação Calouste Gulbenkian vão assinar hoje uma parceria que irá permitir a instalação do Centro de Investigação Biomédica (CBR) da Faculdade de Medicina da UCP, no campus do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Oeiras.

Para além da cedência de espaços, equipamentos e tecnologia avançada, a Fundação Calouste Gulbenkian vai permitir o acesso às unidades de suporte científico do IGC, por parte dos investigadores do CBR.

Esta parceria, que envolve investigação científica e utilização de recursos especializados, terá a duração de quatro anos.

“A UCP orgulha-se desta oportunidade de colaboração com uma instituição de excelência, a nível internacional, que vai promover o avanço da ciência em Portugal”, refere Pedro Simas, diretor do CBR, da Universidade Católica Portuguesa.

Três cientistas ligados ao IGC - Maria João Amorim, Raquel Oliveira e Luís Teixeira -, com trabalhos reconhecidos nas áreas da virologia, dinâmica dos cromossomas e interação hospedeiro-microrganismo, agora contratados pelo CBR, terão numa fase inicial, afiliação científica nas duas instituições.

Na história do IGC, este é um dos muitos projetos científicos relacionados com as ciências da vida que a instituição incubou e que, posteriormente, deram origem a prestigiados centros de investigação em Portugal; são disso exemplo a Fundação Champalimaud, o ITQB Nova e o CEDOC (atual Nova Medical School Research), entre outros.

O protocolo que estabelece a cooperação entre a Universidade Católica Portuguesa e a Fundação Calouste Gulbenkian vai ser assinado esta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, às 17h30, na Fundação Calouste Gulbenkian.