A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) foi criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Santas Casas de Misericórdia, defendendo os seus interesses e organizando serviços de interesse comum.
Os cuidados de saúde estão na génese das Misericórdias que, ao longo dos séculos, têm sabido adaptar esses cuidados às necessidades de cada tempo. Hospitais e cuidados continuados são as faces mais visíveis deste trabalho, cujo objetivo é responder, com qualidade, às comunidades onde se inserem.
Na área dos cuidados continuados, as Misericórdias são responsáveis por mais de metade do total de camas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. As Santas Casas são, ainda, detentoras de hospitais que, ao abrigo do Decreto-Lei nº 138/2013, estão integrados no Serviço Nacional de Saúde.
A rede de saúde das Misericórdias conta também com meios complementares de diagnóstico e terapêutica, cuidados primários, farmácias e unidades de saúde mental.
Além da prestação de serviços de saúde, a UMP e as Misericórdias têm promovido a reflexão, internamente e junto de parceiros, sobre as novas necessidades de saúde dos portugueses, com particular enfoque nas demências e envelhecimento.
A União das Misericórdias Portuguesas, através das suas Unidades de Saúde, colabora com a Faculdade de Medicina no ensino clínico, tutorial e estágios curriculares dos estudantes.
As unidades de saúde da União das Misericórdias Portuguesas são:
UNIDADES DE SAÚDE |
---|
|