Doenças Autoimunes

4 ECTS / Modular / Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): 

Esta UC terá uma integração laboratorial numa abordagem multidisciplinar e pretende dar a conhecer aos estudantes as principais ferramentas laboratoriais no contexto de valorização clínica, bem como transmitir conhecimentos que lhe permitam a utilização e a interpretação mais adequada destas ferramentas. No domínio dos conhecimentos, serão abordadas as definições, classificações e o diagnóstico clínico. Dar a conhecer as técnicas mais utilizadas no diagnóstico laboratorial destas doenças e entender a contribuição do laboratório na monitorização terapêutica.

No domínio das capacidades e desempenhos, o estudante deve ser capaz de escolher as metodologias diagnósticas mais sensíveis e específicas para a identificação das doenças autoimunes; adquirir capacidade de executar algumas técnicas específicas nesta área; identificar os padrões por imunofluorescência. Familiarizar-se com a validação biopatológica e escolha de algoritmos de acompanhamento, enquadradas no contexto clínico. 

Conteúdos programáticos: 

Os conteúdos programáticos dividem-se em conhecimentos essenciais em autoimunidade (definição, classificação e fatores de suscetibilidade das doenças autoimunes e respetiva fisiopatologia); procedimentos laboratoriais básicos para o diagnóstico em autoimunidade (Imunofluorescência, Enzimoimunoensaio, turbidimetria, imunoblotting); utilização de algoritmos diagnósticos; discussão de casos clínicos reais.