Farmacologia

3 ECTS / Anual / English

Esta UC é do tipo modular e é lecionada quatro vezes por ano a um grupo de estudantes de cada vez.
Os médicos utilizam cerca de 150 medicamentos no exercício da sua prática. A prescrição de medicamentos é um componente importante na prestação de cuidados de saúde ao paciente, promovendo a saúde e o seu bem-estar.
A educação sobre prescrição segura e eficaz de medicamentos é fundamental para a formação de novos médicos. A prescrição incorreta possa ter efeitos prejudiciais. Tais erros poderiam ser evitados se a educação em farmacologia fosse melhorada.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

O Formulário Pessoal (“Personal Formulary” - PF) é o nome do treino longitudinal de farmacologia. Consiste na abordagem sequencial para selecionar um conjunto de medicamentos para abordar situações clínicas específicas.

Os estudantes aprenderão como escolher os medicamentos ideais para os pacientes selecionados através de um programa de formação em e-learning, com base em seis etapas consecutivas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS - 6 etapas). O elemento-chave dos trabalhos do PF é a apresentação da seleção e respectivo racional para justificar o medicamento de primeira escolha para situações específicas. Assim, os estudantes aprendem a escolher entre a vasta gama de medicamentos no mercado e a iniciar um formulário pessoal.

As situações do PF selecionadas estão intimamente ligadas às UC e garantem a cobertura dos principais grupos de medicamentos.

Os estudantes devem justificar a fonte de evidência utilizada para o seu PF.

Conteúdos programáticos:

Para desenvolver o seu Formulário Pessoal (PF) os estudantes utilizam um programa de e-learning web-base (Pscribe www.pscribe.eu) que aplica o plano de 6 etapas da OMS (WHO Guide to Good Prescribing (6STEP) para apoiar o desenvolvimento de conhecimentos e que permite, simultaneamente, uma auto-avaliação dos seus conhecimentos, competências e comportamentos essenciais à prática de prescrição de forma racional.

Este método reúne a evidência mais robusta relativamente ao seu efeito no comportamento e atitudes relevantes para a manutenção de hábitos de PR, bem como a transferência destes comportamentos para novas situações clínicas.

O 6STEP aborda a aprendizagem em 6 passos:

1. Avaliação do problema;
2. Identificação do objetivo terapêutico;
3. Listagem de alternativas terapêuticas e inclusão de normas de orientação;
4. Avaliação do racional para cada alternativa;
5. Definição do plano terapêutico atual;
6. Determinação dos critérios de seguimento e monitorização.

Faculty

Professor Auxiliar Convidado
Participação na FM-UCP Coordenação da Unidade Curricular de Farmacologia Áreas de Atividade