Introdução à Simulação em Saúde

4 ECTS / Modular / Inglês

Esta UC Optativa pertence à oferta formativa de 2.º ano.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os principais objetivos são:

  • Descrever o EBS como uma técnica e aplicar as etapas principais;
  • Descrever e aplicar as teorias, melhores práticas e competências relacionadas com o EBS;
  • Descrever os elementos de um EBS bem concebido para alcançar os melhores resultados do formando;
  • Desenvolver, preparar e facilitar cenários de simulação focados no formando usando as melhores práticas;
  • Explorar e aplicar os princípios de gestão de recursos de crise (GRC);
  • Descrever as competências não técnicas e seu impacto;
  • Explorar a abordagem ABCDE;
  • Descrever as fases de debriefing;
  • Demonstrar e aplicar técnicas e ferramentas de um debriefing eficaz, incluindo situações difíceis;
  • Explorar o potencial e os desafios da formação em diferentes tipos de simuladores;
  • Implementar um programa EBS eficaz.

Estes objetivos serviram de base para a definição do plano pedagógico. Os métodos e técnicas selecionados maximizarão os resultados de aprendizagem dos alunos, como agentes ativos, e envolvera-los num ambiente de aprendizagem interativo e imersivo.

 

Conteúdos programáticos

Serão abordados os seguintes temas:

Introdução aos princípios de simulação
  • EBS como técnica e aplicação das etapas principais;
  • Teorias, melhores práticas e competências relacionadas com EBS.
Introdução aos modelos de simulação e planeamento de cenários
  • Elementos de um EBS bem concebido para alcançar os melhores resultados do formando;
  • Desenvolvimento, preparação e facilitação de cenários de simulação focados no formando usando as melhores práticas.
Introdução aos fundamentos do GRC e à abordagem ABCDE
  • Princípios de GRC;
  • Competências não-técnicas e os seus impactos;
  • Abordagem ABCDE.
Conhecimentos e técnicas básicas de debriefing
  • Fases de debriefing;
  • Técnicas e ferramentas para debriefing eficaz, incluindo situações difíceis.
Formação prática de competências psicomotoras e casos clínicos críticos/complexos
  • Potencialidades e desafios da formação em diferentes tipos de simuladores;
  • Implementação de um programa EBS eficaz.

Faculty

Professor Auxiliar Convidado
Participação na FM-UCP Coordenação da unidade curricular Introdução à Simulação em Saúde