Dia da História de Portugal

Quarta-feira, Maio 8, 2024 - 10:09

No passado dia 23 de Abril deu-se o Dia da História de Portugal, uma iniciativa da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, dinamizada pelo Diversity Club da CatólicaMedSU (Associação Académica de Medicina da UCP), tendo como intuito dar a conhecer a história e cultura Portuguesa aos estudantes internacionais da Faculdade de Medicina.

O dia começou pelas 9h da manhã com uma breve apresentação sobre a história de Portugal pelos estudantes Ana Rita Hamakassa Mateus e Francisco Fernandes Afonso, Co-presidentes do Diversity Club. Foi este o primeiro contacto que os estudantes internacionais de mais de 6 nacionalidades diferentes tiveram sobre a História de Portugal. A apresentação debruçou-se sobre temas como a  formação de Portugal, passando pelos Descobrimentos,  o Impacto da Escravidão, a Primeira República, o Estado Novo, o 25 de Abril e a Descolonização.

De seguida, os estudantes seguiram de mini bus até Belém, onde conheceram a Torre de Belém, o Monumento aos Combatentes do Ultramar, o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos. Foram partilhadas impressões e perspectivas sobre o significado dos monumentos para a história de Portugal com um contributo especial sobre o impacto da Guerra Colonial e as suas consequências pela Débora Marques de Oliveira, colaboradora da área académica da FM UCP. Após uma contextualização mais teórica sobre a história dos Descobrimentos junto ao Padrão dos mesmos, pelo Tomás Alves Fragoso, colaborador do CADOS (Católica Doctoral School), seguiu-se um momento lúdico para finalizar a manhã.

Deu-se então a primeira parte da atividade de peddy paper ( caça ao tesouro: tradução livre) na qual os estudantes tiveram de procurar pistas espalhadas pela Praça do Império para completar palavras cruzadas que tinham haver com a história e cultura Portuguesa como por exemplo: Lusíadas, bica, Vasco da Gama. Seguiu-se um almoço num restaurante tipicamente português, onde os estudantes puderam experimentar a variedade da gastronomia portuguesa.

Saciados e satisfeitos a excursão retomou de mini bus até ao Miradouro de Santa Luzia, após apreciação do miradouro seguiu se uma caminhada até ao Castelo de São Jorge onde os alunos continuaram a completar o jogo de palavras cruzadas que daria a pista para o local que iriam explorar de seguida neste caso: Alfama. As pistas seguintes fizeram os estudantes conhecerem figuras importantes da cultura fadista portuguesa. A última pista levou os estudantes até à Praça do Comércio, na qual tiveram de responder à seguinte questão: “Que acontecimento ocorreu no 1º de  Novembro de 1755?”, finalizando a palavra mistério: SAUDADE.

O balanço do dia foi muito positivo, os estudantes internacionais sentiram que aprenderam sobre a cultura e a história do país onde estudam. Apreciaram o equilíbrio da componente teórica inicial e pontual durante a excursão e o facto de terem tido uma componente lúdica que os fez consolidar o conhecimento ao longo do dia.

No final do dia relacionando o Dia da História de Portugal com o Mestrado Integrado em Medicina da FM UCP os alunos sentem que esta iniciativa lhes possibilitou um enquadramento sócio-histórico-cultural que lhes permitirá ter uma melhor performance com os seus futuros pacientes que encontrão nos anos clínicos em Portugal.

Escrito por: Ana Rita Hamakassa Mateus e Francisco Fernandes Afonso

Dia da História de Portugal_IMG01