Press News & Events

CAC Católica Luz. Está criado o primeiro Centro Académico Clínico não estatal em Portugal

Terça-feira, Maio 24, 2022 - 18:00
Publication
Universidade Católica Portuguesa

CAC Católica Luz. Está criado o primeiro Centro Académico Clínico não estatal em Portugal

O Centro Académico Clínico Católica Luz, agora criado, visa a promoção da qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações através do estímulo das sinergias entre o ensino, a investigação e os cuidados médicos.

A portaria que confere o estatuto de Centro Académico Clínico à associação CAC Católica Luz, foi hoje publicada em Diário da República.

A Associação CAC Católica Luz - Centro Académico Clínico Católica Luz é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como objetivo potenciar as sinergias já existentes entre a Universidade Católica Portuguesa, o Grupo Luz Saúde, S.A., o Hospital da Luz, S.A., a GLSMED Learning Health, S.A e a União das Misericórdias Portuguesas, entidades que integram as componentes de ensino, investigação e cuidados médicos e que já colaboram entre si para desenvolver estratégias que fortaleçam as ligações entre as referidas componentes.

Uma colaboração que visa a criação de uma cultura institucional comum, focada na qualidade científica e clínica num contexto internacional, facilitando e fomentando a comunicação e colaboração, otimizando a utilização de recursos humanos e infraestruturais e gerando projetos transversais comuns que contribuam para a melhoria contínua dos cuidados de saúde.

Segundo a Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, “o Centro Académico Clínico Católica-Luz contém todos os elementos necessários para cumprir a missão de concertar os esforços do ensino, investigação e cuidados médicos para a melhoria dos serviços prestados à população”.

“O CAC - Catolica Luz será o centro catalisador que aproximará a investigação fundamental e translacional da prática clínica. No âmbito do CAC, a investigação desempenhará também um papel fundamental no ensino, providenciando um polo para o desenvolvimento de projetos de investigação que terão grande relevância na prática clínica”, acrescenta a Reitora da UCP.

Isabel Capeloa Gil refere ainda que “a criação deste CAC trará um contributo importante para a medicina em Portugal, permitindo o seu desenvolvimento e progresso através da criação de laços estreitos entre todos os protagonistas na área da saúde”.

Com o primeiro Centro Académico Clínico envolvendo exclusivamente instituições privadas e do sector social, confirma-se o reconhecimento do nosso papel no desenvolvimento da investigação clínica e da inovação aliadas a uma prática clínica de excelência, com o objetivo da obtenção dos melhores resultados em saúde.

Já Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde sublinha que “em parceria com a UCP, o Hospital da Luz, enquanto hospital universitário, e o Hospital da Luz Learning Health, nas suas vertentes de formação, investigação e inovação, são hoje protagonistas de primeira linha na construção dos profissionais de saúde do futuro”.

“É com elevado sentido de responsabilidade que a Rede de hospitais e clínicas Hospital da Luz assume o compromisso de, através deste novo Centro Académico Clínico, continuar a promover uma sólida investigação clínica e biomédica que contribua de forma distintiva para o sistema de saúde, através da introdução de novos standards assistenciais e de novas tecnologias de apoio à prestação de cuidados”, acrescenta Isabel Vaz.

Sobre o CAC- Católica Luz, Manuel Caldas de Almeida, vice-presidente da União das Misericórdias Portuguesas, refere que “a UMP representa perto de 400 misericórdias com extensa área clínica e assistencial, e a continuidade desta parceria, agora expressa no centro académico clínico, exprime a opção clara de ligar essa prática ao ensino e investigação, estratégia de promoção de recursos humanos especializados integrados numa cultura de excelência”.

“Com a matriz clara da nossa responsabilidade social o futuro será obrigatoriamente construído com estas parcerias. Numa sociedade sempre com novos desafios não basta fazer o bem, temos de o fazer com qualidade e eficiência organizacional”, conclui.

Próximos Eventos

22
Fev
12:30
20
Abr
08:30