Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Esta UC desenvolve-se ao longo do 6º ano curricular, e tem como principal objetivo promover o exercício da Medicina em diferentes contextos clínicos de forma independente, mas supervisionada.
O estudante definirá e seguirá o seu próprio plano de estágio no qual terá conta to com as diferentes áreas de cuidados de saúde. Terá como objetivo compreender, desenvolver e aprofundar competências de raciocínio clínico.
Pretende-se ainda a aquisição de experiência que facilite a escolha da especialidade.
O orientador do estágio é oficialmente nomeado pelo Conselho Científico da FM da UCP, sob proposta do estudante e de acordo com o plano de estágio apresentado.
Os orientadores deverão pertencer à FM da UCP e possuir o grau académico de Mestre ou Doutor com comprovada experiência clínica. Eventualmente, também poderão ser nomeados como orientadores, especialistas no campo clínico que não pertençam a FM da UCP, desde que reconhecidos como tal pelo Conselho Científico.
Conteúdos programáticos:
Todos os estudantes serão integrados numa unidade clínica (e.g., unidade hospitalar; centro de saúde) onde deverão assumir o papel de médicos assistentes sob tutela, exercendo atividade clínica. Assim, cada estudante será responsável por um número limitado de pacientes e deverá ser capaz de comunicar com os doentes e respetivos familiares e sugerir possíveis diagnósticos e tratamentos sob supervisão apertada dos assistentes.