Esses esforços reforçam a especialização da Universidade Católica Portuguesa em ciência computacional e de sistemas, consolidando a posição de Portugal no Espaço Europeu de Investigação e promovendo ligações baseadas em dados entre saúde e sociedade.
Autoria: Pedro Simas, diretor do CBR
Ilustrações de Lúcia Antunes
O projeto CBeRa está a transformar a investigação biomédica através da ciência de sistemas complexos e do uso de gémeos digitais. Financiado pela Comissão Europeia e sediado no CBR, sob liderança do Prof. Luís Rocha, o projeto analisa de que forma fatores biológicos, ambientais e sociais interagem na saúde e na doença. A investigação ao abrigo do projeto integra modelação computacional, ciência de dados e teoria de redes para criar ferramentas que ajudam profissionais de saúde a traduzir dados em estratégias de prevenção e tratamento, promovendo uma medicina mais personalizada e preventiva.
O CBeRa está a abrir caminho para a criação do Lisbon Institute for Complex Systems (LxCS), um projeto Horizon Europe Teaming for Excellence que entra agora na Fase 2 após uma primeira avaliação bem-sucedida. Caso seja aprovado, o LxCS irá colaborar com o Barcelona Supercomputing Centre e o ISI Turin para desenvolver gémeos digitais que ligam dados de saúde, ambientais e de urbanismo.
Veja o artigo completo, da autoria do diretor do CBR Pedro Simas, na revsita online Times Higher Education.