Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
O portfólio é usado como um repositório para todas as informações relevantes sobre o desenvolvimento de competências do estudante (planos de aprendizagem/documentos iniciais, reflexões, feedback e avaliações).
- O portfólio inclui informações sobre todas as rotações clínicas, disciplinas opcionais e estágios. Com base nas informações do portfólio, o desenvolvimento de competências do estudante é seguido, ajustado e avaliado em todo o programa de mestrado.
- O mentor funciona como um treinador "orientado para resultados" que supervisiona o desenvolvimento de competências e o aprendizagem (auto-direcionada) do estudante.
Conteúdos programáticos:
O Portfolio para cada ano e as atividades que o acompanham, serão alinhados com os programas específicos para aquele ano em particular. No 6º ano, as fontes de reflexão virão das experiências e observações durante as rotações clínicas. Cada rotação clínica compreenderá competências direcionadas, comunicações e componentes de comportamento profissional, que formarão uma parte integral do portfólio. Os estudantes serão convidados a refletir e a comentar, enviando entradas, usando as funções do CanMEDS para orientá-las. Eles identificam especificamente cada função ao refletir e dão o seu contributo para os seus futuros papéis como médicos. Eles também são encorajados a refletir sobre outros eventos no local de aprendizagem ou nas notícias (por exemplo, crises de refugiados, mudanças no sistema de saúde em Portugal) que são pertinentes à sua evolução como médicos. Esta reflexão e feedback serão guiados e encorajados pelo mentor, com quem o Portfólio será continuamente discutido.