Imagiologia Cardíaca

4 ECTS / Modular / Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): 

Os objetivos primários desta unidade curricular consistem na aquisição de conhecimentos sobre as indicações clínicas das técnicas de imagiologia cardíaca, particularmente as não invasivas que cresceram em capacidade nas últimas décadas. Em segundo lugar, os estudantes aprenderão como cada modalidade é realizada, o histórico da física e da química associadas ao trabalho da máquina, o tipo de informação obtida e a sua utilidade para o diagnóstico, monitoração e prognóstico cardiovascular.

O resultado final desejado para o aprendizagem será adquirir o uso apropriado das modalidades de imagens cardíacas no cenário clínico e a sua integração no diagnóstico clínico, incluindo o papel da multimodalidade para cada condição patológica. Considerando a importância e o impacto do tratamento de imagens no tratamento de doenças cardíacas, elementos de custo-efetividade e custos de saúde serão adicionados ao currículo.

Conteúdos programáticos: 

Nesta UC, dedicada aos estudantes do 5º ano, o programa geral cobrirá os seguintes tópicos:

  • Introdução à Imagem Cardíaca de modalidades não invasivas a invasivas;
  • Modalidades não invasivas o milénio avança. Antecedentes históricos, apresentação resumida de todas as modalidades e o seu valor de um ponto de vista geral;
  • Ecocardiografia, Ressonância Magnética Cardíaca, Cardiologia Nuclear, Tomografia Computadorizada Cardíaca
  • Fundamentos do desempenho, como funciona, como adquirir a informação, qual é o leque de informações, como analisar os resultados;
  • Riscos e questões de segurança;
  • Indicações clínicas o que as diretrizes dizem;
  • Uma introdução às modalidades invasivas para diagnóstico e terapia;
  • Casos clínicos para discussão da aplicação das modalidades de imagens cardíacas em um grande número de condições cardiovasculares clínicas representativas;
  • Aulas práticas em laboratórios de imagiologia cardíaca e contextos clínicos.