O Edifício da Faculdade de Medicina é da autoria do Arquiteto Bartolomeu da Costa Cabral e foi inaugurado em 2001. Tem uma área de cerca de 10.000 metros quadrados e foi concebido para alojar uma unidade académica de ensino e investigação.
Este edifício foi reabilitado em 2021 para receber a Faculdade de Medicina, cuja intervenção incidiu especialmente na criação de dois espaços: laboratório de anatomia e biotério. Da mesma forma, toda a área circundante do edifício foi recuperada no sentido de facilitar os acessos e o estacionamento.
A Faculdade de Medicina dispõe de toda a infraestrutura para a realização do Mestrado Integrado em Medicina. O edifício inclui agora espaços destinados a salas de aulas, anfiteatros, laboratórios, biblioteca e centro de documentação, assim como todos os serviços de apoio.
Mais especificamente, o campus da Faculdade de Medicina contém os seguintes espaços:
- 1 Auditório (350 lugares)
- 2 Anfiteatros (100 lugares cada)
- 12 Salas de aprendizagem tutorial equipadas com todo o tipo de material audiovisual e Wi-Fi
- 1 Laboratório de Anatomia moderno, totalmente equipado para a realização das atividades práticas de anatomia
- 8 Salas de aprendizagem prática com material audiovisual, modelos anatómicos, simuladores anátomo-fisiológicos e material técnico
- 7 Salas de treino e avaliação de aptidões clínicas com gravação áudio e vídeo
- 2 Salas de computadores (com 55 computadores cada) ligados à internet e rede
- 6 Laboratórios de investigação e ensino, com diversas unidades de apoio, totalmente equipados com tecnologia de ponta (e.g. citometria de fluxo, microscopia, outros)
- 3 Salas de estudo (capacidade para 150 estudantes, com espaços individualizados)
- Área Académica e Administrativa
- Área de Biblioteca e Informação
- Área de Informática e Multimédia
- Área de Instalações e Equipamentos
- Capela
- Cantina, bar, salas de convívio
- Garagem
A Faculdade de Medicina é apoiada pelo projeto TRAINING4RESILIENCE, financiado pela União Europeia (NextGenerationEU), Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).