Esta UC Optativa pertence à oferta formativa de 2.º ano.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os principais objetivos são:
- Descrever o EBS como uma técnica e aplicar as etapas
Esta UC Optativa pertence à oferta formativa de 2.º ano.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os principais objetivos são:
- Descrever o EBS como uma técnica e aplicar as etapas
Esta UC Optativa pertence à oferta formativa de 2.º ano.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os principais objetivos são:
- Descrever o EBS como uma técnica e aplicar as etapas principais;
- Descrever e aplicar as teorias, melhores práticas e competências relacionadas com o EBS;
- Descrever os elementos de um EBS bem concebido para alcançar os melhores resultados do formando;
- Desenvolver, preparar e facilitar cenários de simulação focados no formando usando as melhores práticas;
- Explorar e aplicar os princípios de gestão de recursos de crise (GRC);
- Descrever as competências não técnicas e seu impacto;
- Explorar a abordagem ABCDE;
- Descrever as fases de debriefing;
- Demonstrar e aplicar técnicas e ferramentas de um debriefing eficaz, incluindo situações difíceis;
- Explorar o potencial e os desafios da formação em diferentes tipos de simuladores;
- Implementar um programa EBS eficaz.
Estes objetivos serviram de base para a definição do plano pedagógico. Os métodos e técnicas selecionados maximizarão os resultados de aprendizagem dos alunos, como agentes ativos, e envolvera-los num ambiente de aprendizagem interativo e imersivo.
Conteúdos programáticos
Serão abordados os seguintes temas:
Introdução aos princípios de simulação
- EBS como técnica e aplicação das etapas principais;
- Teorias, melhores práticas e competências relacionadas com EBS.
Introdução aos modelos de simulação e planeamento de cenários
- Elementos de um EBS bem concebido para alcançar os melhores resultados do formando;
- Desenvolvimento, preparação e facilitação de cenários de simulação focados no formando usando as melhores práticas.
Introdução aos fundamentos do GRC e à abordagem ABCDE
- Princípios de GRC;
- Competências não-técnicas e os seus impactos;
- Abordagem ABCDE.
Conhecimentos e técnicas básicas de debriefing
- Fases de debriefing;
- Técnicas e ferramentas para debriefing eficaz, incluindo situações difíceis.
Formação prática de competências psicomotoras e casos clínicos críticos/complexos
- Potencialidades e desafios da formação em diferentes tipos de simuladores;
- Implementação de um programa EBS eficaz.