Protocolo com Hospital Beatriz Ângelo é compromisso de serviço ao país, segundo Reitora da UCP

Quarta-feira, Abril 19, 2023 - 18:24

“Este é um caminho conjunto de duas instituições que partilham a mesma visão”. Foram as palavras da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, no final da assinatura do protocolo entre a Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP) e o Hospital Beatriz Ângelo (HBA).

O protocolo assinado a 17 de abril irá permitir aos alunos de Medicina realizarem estágios clínicos neste Hospital e promover o envolvimento de clínicos do Hospital em projetos de investigação.

“A Medicina é uma atividade de serviço e vocação. Orientada para o bem comum”, referiu a Reitora da UCP na cerimónia, e dirigindo-se à presidente do Conselho de Administração do HBA, Rosário Sepúlveda, garantiu: “tem aqui o nosso comprometimento para este caminho de serviço ao país.”

Salientando o “orgulho” nesta “importante parceria com a Faculdade de Medicina da UCP", Rosário Sepúlveda lembrou que “temos de ser diferenciadores pela qualidade assistencial e dar provas de transmissão de Saber. A Saúde merece isso.”

Já o Diretor Clínico do Hospital Beatriz Ângelo, Carlos Simões Pereira, afirmou que “a parceria com a FM-UCP é o início de uma caminhada que irá permitir que se colham muitos benefícios em conjunto”, acrescentando que o HBA é um local onde se transmite a paixão e a necessidade de saber.”

Lembrando que o Hospital Beatriz Ângelo esteve incluído e valorizado no projeto da Faculdade de Medicina, desde o início, o Diretor da FM-UCP, António de Almeida salientou a importância de “reforçar a parceria com este hospital, que irá continuar a receber os nossos alunos, estando também a faculdade aberta a receber o corpo clínico do Hospital.”

Os primeiros alunos, da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, deverão chegar ao Hospital Beatriz Ângelo, no 2.º trimestre do ano de 2024. Estão previstos estágios em psiquiatria no 3.º ano do curso e especialidades médicas e cirúrgicas a partir do 4.º ano do curso, estimando-se cerca de 30 alunos da FM da UCP a estagiar no HBA por ano letivo quando o curso estiver em pleno funcionamento.

Deste modo, o Hospital Beatriz Ângelo passa a ser colaborador clínico da Faculdade de Medicina da UCP, cujo parceiro é o Grupo Luz Saúde. Esta parceria com o Grupo Luz inclui todos os Hospitais do grupo, incluindo o Hospital da Luz Lisboa, que será o Hospital Universitário da Faculdade de Medicina.