Esta UC é longitudinal no 4º ano curricular.
Os portfólios evoluem a partir do que os estudantes experimentam em várias situações educacionais e da vida, o ambiente e as comunidades ao seu redor. Estas experiências e outros aspectos (como o feedback que recebem dedos docentes) oferecem excelentes oportunidades para reflexão e autoconsciência e são os catalisadores para aprender usando a abordagem do portfólio, enquanto se concentram e desenvolvem as suas competências reflexivas.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
- Durante o programa de mestrado, espera-se que os estudantes adotem uma abordagem ativa e cada vez mais auto-direcionada em relação ao desenvolvimento das suas competências.
- O portfólio e os mentores desempenham um papel central e crucial neste processo de aprendizagem:
- O portfólio é usado como um repositório para todas as informações relevantes sobre o desenvolvimento de competências do estudante (planos de aprendizagem/documentos iniciais, reflexões, feedback e avaliações). O portfólio inclui informações sobre todas as rotações clínicas, disciplinas opcionais e estágios realizados do programa de mestrado. Com base nas informações do portfólio, o desenvolvimento de competências do estudante é seguido, ajustado e avaliado em todo o programa de mestrado.
- O mentor funciona como um treinado "orientado para resultados" que supervisiona o desenvolvimento de competências e a aprendizagem (auto-direcionada) do estudante.
Conteúdos programáticos:
O Portfolio para cada ano e as atividades que o acompanham, serão alinhados com os programas específicos para aquele ano em particular. No 4º ano, as fontes de reflexão virão das experiências e observações durante as rotações clínicas. Cada rotação conterá compreenderá direcionadas, comunicações e componentes de comportamento profissional, que formarão uma parte integral do portfólio. Os estudantes serão convidados a refletir e a comentar, enviando entradas, usando as funções do CanMEDS para orientá-las. Eles identificam especificamente cada função ao refletir e dão o seu contributo para os seus futuros papéis como médicos. Eles também são encorajados a refletir sobre outros eventos no local de aprendizagem ou nas notícias (por exemplo, crises de refugiados, mudanças no sistema de saúde em Portugal) que são pertinentes à sua evolução como médicos. Esta reflexão e feedback serão guiados e encorajados pelo mentor, com quem o Portfólio será continuamente discutido.