Digestão e Defesa II

11 ECTS / Modular / Inglês

Esta UC é do tipo modular, subsequente da UC Opção I e precedente da UC Pensar e Fazer II.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Gerais:

Adquirir e desenvolver conhecimentos e competências básicas sobre os três temas principais desta UC: gastrenterologia, microbiologia médica e imunologia. O foco serão as alterações do sistema digestivo, dor abdominal, e aspetos específicos, microbiológicos e imunológicos, dos mecanismos de doença do trato digestivo.

• Específicos:

- Conhecer e explicar os sinais e sintomas dos principais quadros clínicos de distúrbios gástricos/intestinais e hepáticos;
- Compreender a fisiopatologia do trato digestivo, em três tópicos:

1. na microbiologia médica e no uso de antibióticos;
  2. imunologia e distúrbios mediados por imunidade;
  3. na alergia e tolerância.

- Conhecer e discutir temas sociais/psicossociais tais como a saúde pública, acompanhamento de doenças crónicas, e rastreio.

Conteúdos programáticos

• Alterações da motilidade e consequências da dismotilidade gastrintestinal
  • Absorção gastrintestinal: causas e consequências da anormal absorção de nutrientes
  • Causas e consequências da auto-imunidade
  • Aspectos imunológicos e microbiológicos das principais infeções bacterianas, virais, parasitológicas e oportunistas, e sua apresentação clínica
  • Antibióticos e resistência
  • Princípios e conceitos de tolerância imunológica
  • Mecanismos, formas e tipos mais comuns de doenças auto-imunes
  • Aspectos psicossociais e éticos em contextos específicos (transplante de órgãos, dependência, cronicidade)
  • Aspectos globais de doenças infeciosas graves; doenças importadas.
  • Conhecimento da patogénese, diagnóstico, tratamento, complicações, prevenção e epidemiologia em caso de infeção (e.g., infecção pelo VIH, tuberculose)
  • Hipersensibilidade / alergia (principais aspectos do diagnóstico e tratamento).

Faculty

Professor Auxiliar