Laboratório de Competências

SkillsLab

O Laboratório de Competências é uma disciplina transversal que se desenvolve ao longo dos 5 primeiros anos do mestrado integrado em medicina e tem como principal objetivo a obtenção por parte do aluno de competências que serão fundamentais para o desempenho da sua função como futuro médico. Estas incluem a obtenção correta de uma história clínica, a realização de um exame físico completo, a interpretação do resultado de exames laboratoriais e a realização de alguns procedimentos técnicos.

Com início logo nas primeiras semanas do curso, e através da realização de entrevistas a doentes simulados, os alunos treinam e desenvolvem a sua capacidade de comunicar com os doentes e de como estabelecer uma boa relação médico-doente. O ensino está focado não apenas no que dizer, mas principalmente em como dizer (ou perguntar). Ao mesmo tempo os alunos podem treinar a observação de doentes usando instrumentos como o estetoscópio, oftalmoscópio, otoscópio ou martelo de reflexos, entre outros. Por fim, terão oportunidade de treinar a execução de diversos procedimentos que um médico pode necessitar na sua atividade clínica como a medição dos sinais vitais, punção venosa, punção arterial, punção lombar, manobras de suporte básico de vida, manobras de suporte avançado de vida, utilização de um desfibrilhador automático externo e sutura de feridas, entre outras.

Inicialmente as competências são ensinadas com o recurso a orientações técnicas escritas e meios audiovisuais. Na fase seguinte o aluno tem a oportunidade de praticar com modelos de simulação médica. Após esta fase o aluno começa a praticar, sob supervisão, nos seus pares e de seguida com doentes simulados.

Por fim o aluno tem a oportunidade de entrevistar e observar doentes reais o que permite a integração das diferentes competências e os conhecimentos teóricos que adquiriu anteriormente. Desta forma o aluno fica apto a aplicar o conhecimento e as competências relevantes para diagnosticar, tratar e aconselhar os seus futuros doentes.