Press News & Events

Investigadora Principal FCT no CEGE, Católica Porto Business School, e diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, Sandra Martins Pereira, participa ativamente no 12th World Research Congress of the European Association for Pall

Sexta-feira, Maio 27, 2022 - 16:28
ucp
Sandra Martins Pereira, Investigadora Principal FCT no CEGE, Católica Porto Business School, e diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, participou ativamente no 12th World Research Congress of the European Association for Palliative Care que decorreu nos dias 18 a 20 de maio de 2022.

sandra

No âmbito deste congresso, a investigadora teve as seguintes intervenções:

• Comunicação Oral intitulada: “Triggers for palliative care referral in burn intensive care units: Results from a qualitative interview study based on professionals’ clinical experience and knowledge”, em coautoria com André Filipe Ribeiro (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e Pablo Hernández-Marrero (Associação de Enfermagem em Cuidados Continuados e Paliativos).
  • Comunicações intituladas:

“What does “Assisted Dying” mean for professionals providing end-of-life care? Results from a nationwide qualitative study”, em coautoria com Pablo Hernández-Marrero (Associação de Enfermagem em Cuidados Continuados e Paliativos).

“Dying with dignity: Conceptual and practical similarities and differences among professionals providing end-of-life care”, em coautoria com André Filipe Ribeiro (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Emília Fradique (Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, Hospital de Santa Maria) e Pablo Hernández-Marrero (Associação de Enfermagem em Cuidados Continuados e Paliativos).

“Integration of palliative care and psychiatry: Ethico-clinical and organisational challenges based on professionals’ views”, em coautoria com Pablo Hernández-Marrero (Associação de Enfermagem em Cuidados Continuados e Paliativos).

Além destas comunicações, a investigadora presidiu à Sessão Plenária “Paediatric Palliative Care Plenary” e à Sessão Temática “Symptom Management”.

No final deste congresso, deu-se a passagem de testemunho entre a Prof. Dr. Camilla Zimmermann, Rose Family Chair in Palliative Medicine and Supportive Care at the University of Toronto e copresidente da Comissão Científica deste congresso, e a Prof. Dr. Sandra Martins Pereira enquanto copresidente da Comissão Científica do 18th World Congress of the European Association for Palliative Care, que realizar-se-á em Roterdão nos dias 15 a 17 de junho de 2023.