Missões de Formação STT

A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, na prossecução do objetivo de internacionalização e de aposta contínua na formação, pretende proporcionar, ao seu quadro de colaboradores, oportunidades de mobilidade internacional.

O programa de mobilidade para formação Erasmus+ permite realizar um período de formação numa instituição de ensino superior congénere, num país elegível, podendo beneficiar de uma bolsa de apoio.

OBJETIVOS

A atribuição da bolsa ERASMUS para formação tem com principais objetivos:

  • Permitir a aquisição de conhecimento especializado a partir de experiências e de boas práticas de instituições congéneres europeias;
  • Permitir o desenvolvimento de competências práticas relevantes para o desenvolvimento profissional;
  • Contribuir para a cooperação de instituições de ensino superior e empresas.

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

  • Os participantes devem pertencer ao quadro da Universidade, com contrato de trabalho por tempo indeterminado. Excecionalmente, e desde que devidamente fundamentado, pode ser elegível ao programa um colaborador com contrato de trabalho a termo certo. Não são admitidos em mobilidade bolseiros, colaboradores em outsourcing ou outros tipos de contrato.
  • Os participantes podem ser colaboradores ou docentes com contrato de trabalho dependente desde que a mobilidade tenha como objetivo a formação.

DURAÇÃO DA MOBILIDADE

As missões de formação de colaboradores e docentes da UCP têm normalmente a duração de três dias (excluindo dias de viagem), e duração mínima de dois dias.

BOLSA DE MOBILIDADE

O valor das bolsas é definido anualmente pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

O valor a considerar, varia consoante o país de destino, a duração da mobilidade e inclui:

  1. Apoio individual: valor diário para apoiar nas despesas relacionadas com alojamento, alimentação, transportes locais, seguro de viagem, telecomunicações, entre outros
  2. Contribuição para custos de viagem: Aplica-se o valor da "banda", calculada recorrendo à calculadora da Comissão Europeia.

A bolsa será paga através de transferência bancária, para o IBAN indicado, após entrega de candidatura completa e depois de assinado o contrato financeiro Erasmus+.

PROCESSO DE CANDIDATURA

A abertura do período de manifestação de interesse será comunicado através de email, newsletter ou outro meio de comunicação interna.

O candidato deverá enviar o formulário de manifestação de interesse devidamente preenchido para o email: stt.erasmus@ucp.pt com conhecimento e autorização dada por escrito do seu Diretor de Serviço ou de Unidade Académica.

A Comissão de Avaliação de candidaturas irá analisar os pedidos e classificar os mesmos de acordo com a Grelha de Avaliação.

A decisão final será tomada pelo júri e comunicada aos candidatos pela Comissão de Avaliação de Candidaturas.

O candidato selecionado deverá enviar para o email stt.erasmus@ucp.pt a restante documentação, com uma antecedência mínima de um mês a contar do início da mobilidade, incluindo os seguintes elementos:

No prazo máximo de 15 dias sobre o término da mobilidade, o colaborador deverá entregar o certificado de estadia a devidamente assinado e carimbado pela Instituição de acolhimento.

Com base nesse documento, a Reitoria irá inserir as datas de início e fim da mobilidade na plataforma da União Europeia Beneficiary Module. Caso o período de mobilidade seja inferior ao acordado no contrato de mobilidade, a plataforma poderá proceder ao recalculo da bolsa a atribuir de acordo com a Tabela de subvenções.

O colaborador/docente obriga-se a, no prazo de 30 dias, após o fim da mobilidade, a proceder ao preenchimento dos Relatórios finais.