O Prof. Paulo Bettencourt, Professor Auxiliar na Católica Medical School, Universidade Católica Portuguesa (CMS-UCP), e investigador do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), editou o livro Tuberculosis Vaccines, publicado na prestigiada Editora Springer Nature.
O livro está estruturado em cinco secções, que se articulam de forma progressiva para proporcionar uma visão abrangente do panorama atual e das perspetivas futuras da investigação em vacinas contra a tuberculose. Estas são:
Secção 1 - apresenta uma introdução à tuberculose e ao seu agente etiológico, Mycobacterium tuberculosis.
Secção 2 - explora o desenvolvimento histórico da vacina BCG e a evolução dos novos candidatos a vacinas contra a tuberculose.
Secção 3 - destaca os avanços nas vacinas em fase pré-clínica.
Secção 4 - analisa as vacinas atualmente em ensaios clínicos.
Secção 5 - analisa os principais desafios de saúde pública e problemas sociais relacionados com o desenvolvimento de vacinas contra a tuberculose.
Este livro é um recurso valioso para estudantes, clínicos, e investigadores nas áreas da imunologia, vacinologia e micobacteriologia. A obra pretende não só informar com os dados mais recentes sobre o tema, mas também inspirar novos progressos no campo da investigação em vacinas contra a tuberculose.
O Prof. Paulo Bettencourt, é formado em Biotecnologia pelo ISHT, doutorou-se em Farmácia na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e fez pós-doutoramento no Jenner Institute, Universidade de Oxford, onde foi criada a vacina da AstraZeneca contra a COVID-19 e a vacina R21/Matrix-M contra a malária. Durante os seus estudos, descobriu novos antigénios através de imunopeptidómica, e desenvolveu candidatos a vacinas contra a tuberculose presentemente a serem avaliados em estudos pré-clínicos.
Mais informações sobre o laboratório do Prof. Bettencourt podem ser encontradas AQUI
