Investigadores da CMS chamam a atenção: mosquito tigre asiático invadiu Lisboa

Quarta-feira, Dezembro 20, 2023 - 14:38

Investigadores da Católica Medical School publicaram um artigo de opinião sobre a recente identificação do mosquito tigre asiático, transmissor de várias doenças, em Lisboa.

No artigo "Aedes albopictus arrives in Lisbon: an emerging public health threat", publicado na Frontiers in Public Health, os autores afirmam que a recente identificação em Lisboa da espécie de mosquito invasor Aedes albopictus, também conhecido como mosquito tigre asiático, tem suscitado grande preocupação na comunidade científica e nas autoridades de Saúde Pública. Originária do Sudeste Asiático, esta espécie é um dos principais vetores de vários arbovírus, incluindo o dengue, o Zika, o chikungunya e a febre-amarela, e a sua presença crescente em áreas para além do seu antigo mapa de distribuição, sublinha as preocupações relativas à potencial expansão global das doenças transmitidas por mosquitos.

Este artigo de opinião serve como um apelo à ação da comunidade científica, das autoridades de saúde pública e da sociedade civil, sublinhando a ameaça constante que representam as espécies de mosquitos invasores e as doenças que transportam.

Ver o artigo publicado