Bolsas e Apoios

É orientação da Universidade Católica Portuguesa, em toda a sua oferta formativa, procurar aliviar o esforço pedido aos estudantes e às suas famílias, pelo que:

  • estão previstas bolsas de mérito para premiar os estudantes que obtêm melhores resultados;
  • os estudantes com dificuldades financeiras podem candidatar-se às bolsas de Ação Social do Estado;
  • as refeições nas cantinas são disponibilizadas a preço subsidiado;
  • alojamento e deslocações, durante as rotações e estágios, são apoiados pela universidade.

Na Faculdade de Medicina está prevista a atribuição anual de bolsas de mérito, com base num regulamento.

As condições para esta atribuição de bolsas de mérito são:

  • As bolsas para os novos alunos são atribuídas em função da nota de candidatura à Faculdade de Medicina da UCP e da situação económica do agregado familiar do aluno.
  • Nos anos curriculares subsequentes, as bolsas são atribuídas anualmente a todos os estudantes que obtenham aprovação em todas as unidades curriculares do plano curricular em cada ano e apresentem uma nota média acumulada acima do nível estabelecido em cada ano letivo.
  • Na vertente economico-social, o Gabinete de Responsabilidade Social (GRS) da Universidade Católica Portuguesa analisa e acompanha as situações.

Os prazos e condições das candidaturas a estas bolsas serão publicados anualmente.

Está ainda prevista uma linha de financiamento específica ao aluno para o curso de Medicina, através de um protocolo a celebrar com uma instituição bancária de referência.

Regulamento das Bolsas de Estudo da Faculdade de Medicina 2021 encontra-se disponível aqui. Para mais informações, consulte o website do GRS ou contacte o GRS através de grs@ucp.pt . 

Caso pretenda candidatar-se à obtenção de Bolsa de Estudo, poderá fazê-lo de 1 a 30 de Setembro de 2021 através do seguinte formulário.

 

Propina

O valor das propinas refletirá o custo real estimado da formação de um médico em Portugal. 

Tabela de Propinas e Emolumentos

Poderá solicitar mais informações sobre a propina através do email medicina.fm@ucp.pt.

A UCP é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos e os seus cursos não beneficiam de financiamento estatal. A gestão financeira da UCP é realizada com preocupações de rigor e eficiência na utilização dos recursos, tendo por objetivo equilibrar as despesas que suporta com as receitas que obtém. Excedentes líquidos acumulados, quando os há, são reinvestidos no desenvolvimento da universidade.

Contactos

Faculdade de Medicina

Faculdade de Medicina

E-mail: medicina.fm@ucp.pt

Tel: (+351) 214 269 851 (dias úteis das 15:00h às 18:00h)

Campus de Sintra
Estrada Octávio Pato

2635-631 Rio de Mouro