Mobilidade de estudos a realizar no abrigo do Programa Erasmus+
 

Podem candidatar-se a mobilidade académica, os estudantes matriculados no 3.º, 4.º e 5.º ano do MIM no ano académico anterior ao do início da mobilidade.


Passos para construção documental do período de mobilidade

1. Realizar a Pré-Candidatura no formulário online – Procedimento

O objetivo do processo de pré-candidatura é determinar quais os estudantes que reúnem as condições de elegibilidade e critérios de seriação definidos anualmente para um período de mobilidade no ano letivo seguinte. 

De forma a formalizar a sua pré-candidatura o estudante deverá: 
1º-  Preencher a ficha de inscrição online
2º- Escolher o período de mobilidade que pretende realizar em mobilidade; 
3º- Indicar a escolha da universidade.

Prazos
Pré-candidatura: a anunciar brevemente
Lista de colocações: a anunciar brevemente
Confirmação da aceitação: a anunciar brevemente
Candidatura: a anunciar brevemente

Vagas
Lista de acordos Institucionais

Condições de elegibilidade
Em harmonia com as normas europeias, e respeitando as características do plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da FMUCP, podem candidatar-se aos Programas de Mobilidade da FMUCP, os estudantes matriculados no 3.º, 4.º e 5.º ano do MIM no ano académico anterior ao do início da mobilidade.

Os estudantes não poderão realizar um período de mobilidade caso se encontrem em situação de prescrição ou com o pagamento das propinas em atraso.

Seriação
Os estudantes serão seriados de acordo com os seguintes critérios: 
- Prioridade para os estudantes que não realizaram anteriormente mobilidade com vagas protocoladas;  
- Prioridade para os estudantes inscritos nos anos curriculares mais avançados; 
- Melhor média, calculada às centésimas (ponderada pelos ECTS) das unidades curriculares já realizadas - calculada até ao dia 31.12 do ano civil em que acaba o ano letivo (Ex: ano letivo de 2023/24, cálculo obtido até ao dia 31.12.2023); 

Colocação dos candidatos
Os estudantes que não conseguirem colocação serão integrados numa lista de suplentes, ordenada de acordo com a pontuação obtida na seriação prevista anteriormente.

Desistências
- A desistência de um estudante colocado implica o preenchimento da vaga correspondente pelo colega suplente que o desejar, sendo respeitada a ordem da lista de suplentes pela pontuação da seriação;
- Sem prejuízo do disposto no número anterior, um estudante da lista de suplentes poderá não aceitar uma vaga que lhe for proposta, permanecendo ainda assim na lista de suplentes e tendo a possibilidade de escolher uma vaga que resulte de uma desistência posterior;
- Após a publicitação da desistência, será dado um prazo de 2 dias úteis para que o estudante suplente formalize o desejo de preencher a vaga;
- Os estudantes colocados que venham a desistir da sua vaga ficam impedidos de se candidatar a Programas de Mobilidade no ano letivo seguinte.

Confirmação 
Os estudantes têm de confirmar que aceitam a vaga na qual ficaram colocados. A não confirmação implica a perda da vaga. 

Nomeação junto das Universidades Parceiras
Após a confirmação da aceitação da vaga por parte do estudante, será feita a nomeação dos estudantes colocados junto das respetivas Instituições de Acolhimento (IA). 

Após as nomeações terem sido enviadas, os estudantes irão receber através das instituições de acolhimento um email de boas vindas, no qual fornecem os formulários para completarem a candidatura, assim como informação util acerca do plano de studos. Os formulários Application Form e Learning Agreement, são muitas vezes disponbilizados online.  


2. Realizar a Pré-Candidatura no formulário online – Procedimento

Após colocação, o estudante deve formalizar a sua candidatura atendendo os seguintes passos: 

1º Passo - Elaborar uma Proposta de Plano de Estudos

O estudante deverá reunir-se com o Coordenador Académico dos Programas de Mobilidade e elaborar uma proposta de plano de estudos a ser cumprido na sua estadia no estrangeiro. 

Para o efeito, deverão consultar a oferta académica disponibilizada pela Instituição parceira e ter em conta: 
- Número de créditos ECTS; 
- Cargas horárias; 
- Conteúdos programáticos; 
- Competências adquiridas. 

O estudante deverá realizar os contactos com a instituição de acolhimento, a fim de recolher a informação necessária para o preenchimento da sua proposta (distribuição do ano académico; códigos das unidades curriculares; créditos ou horas totais).  

Creditação
O número de ECTS a realizar na Universidade de acolhimento deverá respeitar o seguinte princípio: 
- 20 ECTS/trimestre (mínimo); 40 ECTS/semestre (máximo) 
- 60 ECTS/anual (máximo) 

Em qualquer dos casos, o número de créditos ECTS terá que ser sempre igual ou superior ao número de créditos na FMUCP - dos quais está dispensado(a) pela realização dos estudos acordados em mobilidade. 

 2º Passo – Preenchimento e entrega do formulário de candidatura 

A Candidatura terá de ser acompanhada obrigatoriamente dos seguintes documentos: 
- Documento de Identificação BI ou Cartão do Cidadão; 
- Número de Identificação Fiscal - NIF; 
- Número de Identificação Bancária IBAN (preferencialmente um documento oficial do banco onde conste o nome e NIB do estudante e endereço do balcão do Banco); 
Cartão Europeu de Seguro de Doença válido durante todo o período de mobilidade (CESD)*; 
- Curriculum Vitae – em versão inglesa ou na língua do país de destino; 

A candidatura apenas estará completa após terem sido entregues o Learning Agreement e Application Form (documentos a disponibilizar pela Instituição de Acolhimento. 

Learning Agreement representa o contrato que identifica o plano de estudos a desenvolver pelo estudante na Instituição de Acolhimento. 

Este contrato é válido apenas após assinatura dos estudantes, do Coordenador Académico de Mobilidade e da Instituição de Acolhimento. 

Bolsas
- A distribuição das Bolsas Erasmus está dependente da atribuição e alocação pelos diversos países segundo comunicação da Agência Nacional;
- A atribuição de bolsas destinadas aos Programas de Mobilidade não é garantida a todos os estudantes;
- As bolsas serão distribuídas pelos estudantes de acordo com o país de destino e por ordem decrescente de colocação dos estudantes;
- Os estudantes com necessidades especiais podem concorrer a bolsas suplementares. A FMUCP fornecerá aos estudantes toda a informação necessária à candidatura deste suplemento sempre que seja oportuno;
- Os estudantes com dificuldades socioeconómicas podem concorrer a bolsas suplementares que visam assegurar a qualidade financeira da mobilidade do estudante. A FMUCP fornecerá aos estudantes toda a informação necessária à candidatura deste suplemento sempre que seja oportuno;
- Caso não lhes seja atribuída bolsa, os estudantes serão inteiramente responsáveis pelas despesas relativas a viagens, alojamento, transportes e alimentação durante todo o período de mobilidade

O preenchimento dos formulários de candidatura disponibilizados pela instituição parceira, dentro dos prazos estabelecidos para o efeito, e o alojamento nos países de destino é da inteira responsabilidade dos estudantes; 


Informações práticas 

SEGURO DE SAÚDE