Dentro da Europa 

A Europa tem uma necessidade cada vez mais premente de dotar os seus cidadãos de formação, competências e de potenciar a criatividade. O mundo está a mudar rapidamente, e por isso é crucial que os sistemas de ensino e formação consigam acompanhar este desenvolvimento, adaptando-se e modernizando-se e aproveitando as novas oportunidades decorrentes dessa mesma evolução. A mobilidade dá um contributo decisivo para responder aos desafios impostos pela constante mudança.

  • Mobilidade Estudos  – para estudantes que pretendam desenvolver um período de estudos noutra instituição com a qual exista Acordo/Protocolo, que poderá ir até um ano letivo (período mínimo de 3 meses e máximo de 12 meses). 
     
  • Mobilidade Estágios  - possibilidade dos estudantes, a matriculado e inscrito na Faculdade de Medicina ou nos doze meses subsequentes à conclusão do curso (diplomados) de efetuar um estágio no estrangeiro, por um período de 2 a 12 meses, em empresas, centros de investigação ou numa instituição de ensino superior em contexto de trabalho no âmbito de Programas ERASMUS + na Europa. Neste caso, não é necessária a celebração de acordos bilaterais, basta apenas uma carta de aceitação em nome do estudante, emitida pela entidade onde o estudante propõe realizar o estágio. No caso de mobilidade fora da Europa, será necessário existir protocolo com a Instituição de Ensino Superior onde será realizada a mobilidade de estágio.
O estágio pode ser no âmbito:
  • Curricular  – para realização de um estágio que esteja dentro do plano curricular do curso que o estudante frequenta na FMUCP.
  • Extra Curricular – para realização de um estágio que não integra o plano de estudos do curso e não será contabilizado para o grau académico do curso que o estudante frequenta na FMUCP, apenas constará no suplemento ao diploma.

É da responsabilidade do estudante encontrar o local de estágio.

INcOMING                 OUTGOING


Fora da Europa 

A mobilidade entre a Faculdade de Medicina e instituições de ensino superior fora da europa é possível desde que exista um protocolo de intercâmbio. 

Para mais informações, por favor contactar: 

MOBILIDADE, COOPERAÇÃO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
E-mal: medicina.fm@ucp.pt 
Tel: (+351 218 724 245)


Em Portugal 

O Programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade interna de estudantes do ensino superior público universitário que oferece aos estudantes a possibilidade de realizar um período de estudos, com pleno reconhecimento académico, numa da Instituições de Ensino Superior Portuguesas com assento no Conselho de Reitores da Universidades Portuguesas (CRUP) . 

O Programa visa promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional no ensino superior incentivando a cooperação nacional entre instituições de ensino superior, fomentando a mobilidade nacional no ensino superior e melhorando a transparência e o reconhecimento académico de estudos e habilitações em Portugal. 

Para mais informações, por favor contactar: 
MOBILIDADE, COOPERAÇÃO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
E-mal: medicina.fm@ucp.pt 
Tel: (+351 218 724 245)