A Organização Mundial de Saúde prevê um aumento de 75% nos casos de cancro. Esse número deve-se não apenas à melhoria dos métodos de diagnóstico precoce, mas a diversos fatores em particular nutricionais e de estilos de vida.
Um dos grandes problemas do doente com cancro e que altera o prognóstico, é a sua ingestão, estado nutricional e metabolismo. Por esse facto, a presente Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo em Oncologia é dirigida a uma diversidade de perfis académicos e profissionais, oferecendo temas relevantes e novas estratégias neste domínio. É dirigida a profissionais que atuem em todas as etapas do tratamento de doentes oncológicos, permitindo-lhes desenvolver competências na prevenção e resolução de problemas nutricionais, fisiológicos e metabólicos inerentes à população em geral e à população doente.
A formação incluirá a temática da população de doentes em meio hospitalar, mas também em ambulatório e a nível dos cuidados de saúde primários. Integrará também temas como a nutrição artificial com o uso de fórmulas pré-concebidos para uso per os, para nutrição artificial por via entérica e parentérica, investigação clínica e desenhos de estudo de investigação.
Este curso é apoiado pelo projeto TRAINING4RESILIENCE, financiado pela União Europeia (NextGenerationEU), Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência(PRR).